FOTO IBBIS46

Ação dos grupos PET na Integração Solidária.

Ação dos grupos PET Engenharia de Alimentos e PET Enfermagem, com os participantes do projeto do  Instituto Brasileiro de Benemerência e Integração do Ser.

O último sábado, dia 3 de junho, foi dia de atividades do PET Engenharia de Alimentos em parceria com o PET Enfermagem – Regional Goiânia com  as mulheres cadastradas no IBBIS,  uma ONG intitulada Instituto Brasileiro de Benemerência e Integração do Ser, localizada na região rural ao Sudeste do município de Goiânia, que promove ações de educação junto às comunidades carentes de bairros próximos a sede e bairros vizinhos da cidade de Senador Canedo.

FOTO IBBIS46

Figura 1 - Petianos e integrantes do projeto.

O PET Engenharia de Alimentos, atuou em compartilhar conhecimentos sobre segurança alimentar e capacitar às famílias atendidas para produção, manipulação adequada e processamento de alimentos, visando geração de renda e o aproveitamento integral dos alimentos.

A petiana Milena Viera (PET EngAli) relata: “Foi muito gratificante pra mim poder participar dessa atividade. Levamos conhecimentos que para nós, são  coisas  simples  e rotineiras,  enquanto que para aquelas mulheres são informações que realmente elas não tinham e que vão poder contribuir para suas vidas, e de suas famílias, de alguma  forma. É impagável o aprendizado e a sensação que esse tipo de atividade nos traz,  a gente sente que está fazendo a diferença, se sente útil.”

O PET Enfermagem desenvolveu atividades de Educação em saúde, tais como roda de conversas sobre Planejamento Sexual e Reprodutivo, Infecções Sexualmente transmissíveis e Câncer de Mama. A atividade contribuiu para o desenvolvimento das boas práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde, o que contempla a proposta básica de atuação do profissional de saúde. No momento a população recebeu orientações sobre os temas abordados e tiveram a oportunidade de questionar e tirar dúvidas a cerca dos temas.

FOTO IBBIS2

Figura 2 - Petiana em apresentação.

Vale ressaltar que a atividade proporcionou maior interatividade com a comunidade extra-acadêmica, possibilitou o aperfeiçoamento dos petianos e aquisição de novos conhecimentos a cerca dos temas, além de complementar e reforçar a matriz curricular dos acadêmicos. A atividade foi avaliada através da observação e questionamentos dos participantes acerca da satisfação, além das reflexões e discussões entre petianos e a população.

FOTO IBBIS1

Figura 3 - Membros do PET Engenharia de Alimentos e tutora.

Fonte: PET EngAli