Ipora 1

Ação do PET EngAli em Piranhas e Iporá

Desde novembro de 2016 o Grupo PET EngAli tem desenvolvidos cartilhas educativas voltas para produtos específicos produzidos nos NEDETS.  O objetivo das cartilhas é instruir os produtores quanto à noção básica de boas práticas de fabricação, embalagem e rotulagem para a Agricultura Familiar.

Os NEDETS são Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial que oferecem apoio aos pequenos produtores e agricultores familiares. Esses núcleos são meios para dar voz aos produtores e agricultores e também junto com o apoio da UFG é oferecido cursos, palestras e capacitação para melhoramento do produto destinado ao mercado consumidor.

Nos dias 16 e 17 de março de 2017, em Piranhas e Iporá, o Grupo PET Engenharia de Alimentos juntamente com a organização da Agro Centro-Oeste de 2017 ministrou um curso baseado nas cartilhas que haviam sido produzidas no final do ano de 2016.

A petiana Yasmin relata a experiência como muito gratificante e enaltece a participação da agricultura como um todo na nossa cadeia alimentar. “Esses agricultores carregam conhecimentos muito profundo sobre a área especifica que eles atuam. A forma como esse conhecimento é colocado em prática, difere muito do que nós estudante vemos em sala de aula. Eles sabem como produzir, todas as táticas e segredos, porém muitas vezes o que falta para o produto melhorar o seu aspecto é uma noção básica de higiene. É nesse momento que o Engenheiro de Alimentos entra em ação. O objetivo é instruir o produtor a uma nova forma de produzir, mas sim melhorar a qualidade do alimento comercializado.”

 

Iporá todos

irpo