alimentos

Dicas para reduzir o desperdício de alimentos.

Veja como diminuir o desperdício de alimentos e onde isso mais acontece.

 

O desperdício de alimentos no mundo representa cerca de um terço da produção. No Brasil, de acordo com o estudo realizado pela Viviane Romeiro, coordenadora de Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil, uma instituição de pesquisa internacional, são desperdiçados 41 mil toneladas. (veja mais).

 

  

 

Aqui vai algumas dicas de como evitar desperdícios:

Na mercearia ou quando comer fora:

Planeje e escreva sua lista de compras antes de ir para o supermercado. Enquanto você escreve sua lista, pense sobre que refeições você estará preparando na semana seguinte, e verifique seu refrigerador para ver que alimentos você já tem. Quando estiver no supermercado, compre apenas o que você precisa sem exceder a sua lista de compras. Tenha cuidado ao comprar grandes quantidades, especialmente os itens que têm uma vida útil limitada. Procure comprar aquelas frutas ou legumes que muitas vezes ficam por trás nas prateleiras, eles são seguros para comer. Produtos "feios" têm imperfeições físicas, mas não são danificados ou podres. Frutas e legumes são seguros e nutritivos e às vezes pode ser encontrado a preços com desconto. Quando comer fora, pedir porções menores para evitar desperdício. Você também pode solicitar que seja embalado o que sobrou para levar.

Na Cozinha - Armazenamento e Preparação:

  • Verifique a temperatura da sua geladeira. Mantenha a temperatura a 4-5 ° C ou abaixo para manter os alimentos seguros. A temperatura do seu congelador deve ser de -18º C.  
  • Congelamento é uma ótima maneira de armazenar a maioria dos alimentos para mantê-los seguros até que sejam consumidos.  
  • Criar um espaço designado na sua geladeira para alimentos que você acha que deteriorar em curto.
  • Coma ou congele itens antes de você precisa jogá-los fora.
  • Se você tem mais comida do que você possa consumir ou que você precisa, considere doá-los para uma despensa de alimentos local ou uma unidade de alimentos.
  • Saiba mais sobre os rótulos de datas de produtos alimentícios - nem todas as datas referem-se à segurança do item! Os rótulos de data, geralmente se referem ao prazo que as indústrias por meio de análises pode garantir a qualidade desses itens. Só porque a data em um pacote passou não significa que o alimento é inseguro. No entanto, se um item é macio, descolorido, mofado, ou tem um forte odor desagradável, Provavelmente não é seguro comer e você deve jogá-lo fora.

A ONG Banco de Alimentos que atua desde 1988 recolhendo alimentos e distribuindo para mais de 40 instituições. Confira aqui como ajudar!!

Fonte: http://www.fda.gov/Food/ResourcesForYou/Consumers/ucm529383.htm