
Aplicativo desenvolvido em SC monitora conservação de alimentos
Uma startup de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, venceu um prêmio internacional ao desenvolver um aplicativo que usa a tecnologia para garantir ao consumidor que ele está levando um produto fresco para casa.
"Depois que o produto sai da produção é difícil para a indústria acompanhar ele. Esse é um problema que a gente está tentando resolver para que ela consiga previnir esse problema e não chegar um produto deteriorado ou contaminado até o consumidor", afirma a empresária Caroline Dallacorte.
Uma etiqueta com nano sensor fica na embalagem dos produtos. Basta aproximar um tablet ou celular que tenha o aplicativo que todas as informações do produto vão estar disponíveis ao cliente, como data de fabricação, validade e até um gráfico que mostra a temperatura que o produto atingiu em diferentes momentos.
Isso faz com que a vida útil do produto aumente, porque quando ele atinge uma temperatura acima do permitido o sistema emite um alerta. Em um sorvete, por exemplo, quem compra pode ter a certeza que ele nunca ficou descongelado.
Esta ideia fez a empresa catarinense ganhar um prêmio na Alemanha. "Ficamos seis semenas em Berlim, onde a gente acelerou nosso produto, trabalhamos em negócio e no final a startup com melhor desempenho foi premiada e nós conquistamos o primeiro lugar", conta Caroline.
A intenção da startup é que no ano que vem o produto já esteja no mercado. Duas indústrias da região demonstraram interesse pelo sistema, que está sendo testado em alguns produtos alimentícios.
A tecnologia pode ser usada também na indústria farmacêutica para monitorar, por exemplo, vacinas que precisam manter uma temperatura específica.
Para assistir ao vídeo, clique aqui.