
O leite pode ser usado para embalar alimentos? Será possível?
Como futuramente o leite pode ser usado para embalar alimentos
De acordo com uma matéria da Revista Superinteressante no futuro será possível. A matéria faz referência a um projeto realizado pelos pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que estão desenvolvendo uma embalagem que promete ser mais eficiente que o plástico, já que, além de não poluir, ela também é comestível.
Segundo a reportagem, os pesquisadores isolaram a caseína, uma proteína do leite, que ao ser polimerizada torna-se uma substância possuinte de estruturas com poros tão pequenos que é capaz de isolar o alimento do contato com o ar. "Os filmes feitos com base em proteínas são poderosos bloqueadores de oxigênio que previnem a deterioração dos alimentos. Isso poderia diminuir o desperdício de comida durante sua distribuição", afirmação feita pela pesquisadora Peggy Tomasula da USDA, uma das responsáveis pelo projeto. Além do mais, a nova embalagem é 500 vezes mais eficiente do que as plásticas utilizadas hoje em dia.
Conforme é apresentado na matéria, a substância se dissolve em água com altas temperaturas e não altera o gosto da bebida. Não há produção de resíduos, pois pode ser comida ou, caso seja jogada fora, ela se degrada, já que o material é biodegradável. Um de seus possíveis usos é na forma de spray, que com apenas uma borrifada embala qualquer alimento.
Essa magnífica pesquisa promete que o produto continuará sendo testado e aperfeiçoado antes que, de fato, chegar até as prateleiras para o consumidor. Esse processo, caso continue seguindo com sucesso, pode levar no máximo 3 anos.
A reportagem completa pode ser lida na Revista Superinteressante ou no link abaixo:
http://super.abril.com.br/tecnologia/no-futuro-voce-podera-usar-leite-para-embalar-comida