
Você conhece a acrilamida?
A acrilamida é uma das substâncias químicas malefícas formadas durante a reação de Maillard.
A acrilamida é uma substância química usada na produção de poliacrilamida, a qual é empregada no tratamento de água potável e águas de reuso para remover partículas e outras impurezas. O que muitos não sabem é que essa substância química é produzida quando determinados alimentos são preparados em altas temperaturas. Isso ocorre principalmente em alimentos que contém amido, como batata, salgadinhos processados, bolachas, pães de leite, cereais matinais e café instantâneo.
A acrilamida em si, é uma reação entre açúcares e aminoácidos que compõe o alimento. Esse tipo de processo leva o nome de reação de Maillard, a mudança na coloração do alimento que ocorre quando o mesmo sofre cocção ou fritura em temperaturas acima de 120 ºC.
O que algumas pesquisas indicam é que o consumo diário de alimentos que contém acrilamida aumentam os riscos de adquirir câncer e alterações neurológicas principalmente em pessoas que apresentam uma predisposição genética. Entretanto a legislação não estabelece um limite máximo de acrilamida em alimentos, porém como a poliacrilamida é um derivado da acrilamida, existe a Portaria MS nº. 518, de 25 de março de 2004 que regulamenta uma quantidade fixa de 0,5 µg/L em água potável.
- Dicas para minimizar a formação de acrilamida:
- Os alimentos ricos em carboidratos não devem ser aquecidos até ficarem escuros.
- Um alternativa para os que gostam de batata frita é coloca-las antes de fritar em uma solução de vinagre com água na proporção de 1:3.
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/index.asp?Secao=Usuario&usersecoes=28&userassunto=173