Você sabia que nem todo o resíduo necessariamente precisa virar lixo?

Pesquisa na área de Engenharia de Alimentos buscam alternativas para diminuir a quantidade de resíduos tanta na indústria como no dia a dia da comunidade.

A grande produção de resíduos dentro das industrias podem ter ganhado um novo destino. Aquilo que antes era tratado como lixo pode se tornar uma matéria prima para produção de outros produtos. A pesquisa que vem sendo desenvolvida pela professora Clarissa Damiani dentro da gradução e pós-gradução tem comprovado que é possível aproveitar cascas, caroços e sementes de frutas e hortaliças, produzindo assim, receitas deliciosas.

Fotos: Eurípedes Júnior e Renata Fleury Curado Roriz. Fotos: Eurípedes Júnior e Renata Fleury Curado Roriz. 2

Fotos: Eurípedes Júnior e Renata Fleury Curado Roriz. 

A professora explica que a redução de resíduos contribuem para o desenvolvimento tecnológico e a economia do país, ao mesmo tempo também tem papel importante na redução de impactos ambientais.  Os planos de divulgação do trabalho vão além da universidade e não é necessário que se tenha uma indústria para aplicar tais idéias, com o uso de uma cozinha comum  e com um pouco de criatividade é possível  obter produtos de resíduos de cascas e sementes com qualidade higiênico-sanitária e nutricional. 

Fonte: Jornal UFG (Outubro 2015)