
Ação do Grupo PET Engenharia de Alimentos em campo.
No dia 24 de outubro, o grupo PET Engenharia de Alimentos realizou uma visita técnica no assentamento São Domingos no município de Morrinhos – GO.
O objetivo da visita foi dar continuidade do atendimento ao produtor de rapadura que visitou o Stand do PET na Agrocentroeste 2015 e gerou uma demanda de pesquisa. O objetivo da visita a fábrica de rapadura foi conhecer em detalhes os processos e coletar amostras para um levantamento microbiológico na produção de rapadura.
A ida a campo foi de imenso aprendizado para os integrantes do grupo, que além de aplicarem informações adquiridas em disciplinas do curso, tiveram também a oportunidade de proximidade e contato com produtor familiar. O grupo acompanhou a produção da rapadura, e coletou amostras microbiológicas em diferentes etapas e espaços da produção de rapadura para análises. Esse levantamento visa identificar em que pontos podem ocorrer contaminação do produto e ainda avaliar se o uso da madeira é crítico ou não para a segurança do produto. A vigilância Sanitária proíbe o uso da madeira como utensílios, no entanto há etapas do processo em que outros materiais como o aço inox ou vidro prejudica ou impossibilita o processamento da rapadura.
A Estudante membro do Grupo PET Alimentos Ana Carolina relata: “Com a visita percebemos que apesar do pequeno produtor ter muita experiência sobre seu processo, ainda há uma carência de apoio aos problemas enfrentados no que se refere à legislação. O nosso papel nesse caso, é de auxiliá-lo com análises microbiológicas, para que esses problemas sejam solucionados”.
O Sr. Carlos, produtor da rapadura, a quem agradecemos por nos receber está otimista com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo e espera que os resultados levem melhorias para sua produção, principalmente encontrado respaldo científico para problemas relacionados à legislação sanitária de alimentos.
Imagem: Algumas etapas do processamento da rapadura.