COMEMORAÇÃO AO DIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS.

Dia 16 de outubro é o dia nacional do Engenheiro de Alimentos. Nesse dia também se comemora o dia Mundial da Alimentação.

A história da Engenharia de Alimentos no mundo afora não tem um marco inicial exato, é uma evolução natural e paulatina da Engenharia Química sendo aplicada no ramo da indústria alimentícia e afins.

No entanto, na América Latina existe, sim, um divisor de águas, que é a criação da FEA, a Faculdade de Engenharia de Alimentos, na Unicamp, o primeiro curso de Engenharia de Alimentos na América Latina.
O curso começou em 1967, sendo idealizado pelo professor André Tosello como um curso tecnológico com o objetivo de reunir em um profissional o conhecimento desarticulado da indústria alimentícia na época, em que se podia contar nos dedos de uma mão as grandes marcas do ramo e profissionais desde químicos a veterinários trabalhavam com alimentos.
O curso foi baseado em semelhantes na Europa e Estados Unidos, que começavam a montar um modelo de Engenharia de Alimentos e começou nas instalações do Instituto Tropical de e Pesquisas e Tecnologia de Alimentos, antes que os prédios da FEA ficassem prontas.

A primeira turma, composta por 6 alunos se formou em 1970, com o reitor Zeferino dizendo “Está nascendo, aqui, a história da engenharia de alimentos no Brasil”.

Nesses anos de Engenharia de Alimentos no país, foram feitas algumas descobertas e invenções notáveis pelos nossos profissionais, como o desenvolvimento de uma máquina para processamento de leite de soja, utilizada no mundo todo, bem como a descoberta da primeira bactéria de solo que produz açúcar natural (não engorda nem causa cáries).

A ‘explosão’ da aplicação de tecnologias no  processamento de alimentos trouxeram grandes avanços na forma como os produtos chegam até o consumidor, sendo uma relação benéfica tanto para a empresa, que desenvolveu processos mais economicamente viáveis, quanto para o cliente, que ganhou alimentos de melhor qualidade.

Em comemoração ao dia do Engenheiro de Alimentos , aconteceu no dia 16 de Outubro na sede do CREA Goiás, palestra, tendo como tema: “ O mercado de trabalho para o engenheiro de alimentos”. Tal palestra contou com a presença de profissionais da área, que expuseram suas experiências de vida, auxiliando e orientando os participantes ali presentes.

Esteve presente no evento o Prof. Claúdio Fernandes Cardoso, representando a Universidade Federal de Goiás, a Prof. Fernanda Dias Silva, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos da PUC Goiás; contou-se também com a presença das empresas Creme e mel e Heinz.

O evento voltou-se a estudantes e profissionais da área alimentícia, com o propósito de apresentar a realidade do mercado de trabalho presente nos dias de hoje.

Fonte: CREA JOVEM GO