
ECOPET 2015
II Encontro dos Grupos do Programa de Educação Tutorial da região Centro Oeste (ECOPET) em Brasília contou com a participação do PET Engenharia de Alimentos.
Os membros do Grupo PET Engenharia de Alimentos da UFG, participaram nos dias 17 à 21 de abril, em Brasília-DF do II Encontro dos Grupos do Programa de Educação Tutorial da região Centro Oeste (II ECOPET) na Universidade de Brasília. A Organização do evento ficou a Cargo dos Grupos da UNB. Estiveram presentes representantes das instituições: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituto Federal Goiano, Campus de Urutai, Universidade Federal de Goiás (UFG) com representantes de todos os seus Grupos PET.
O tema do encontro foi “Construção coletiva e troca de saberes” e contou com discussões relevantes para os grupos e questões a serem levadas para o Encontro Nacional dos grupos PET (ENAPET) que acorrerá no mês de julho em Belém-PA.
Para isso, contou com uma ampla programação, iniciando na manhã de sábado com uma cerimônia de abertura com o tema: “MEC Responde: Situação Política Atual do PET”com a participação dos seguintes convidados:
- Profª. Vanessa Carvalho de Andrade, coordenadora geral do II EcoPET;
- Profº. Mauro Luiz Rabelo, decano de graduação da UnB;
- Profº. Ivan Marques de Toledo Camargo, reitor da UnB;
- Profº. Alexandre Campos (UFSM), coordenador do XIX ENAPET;
- Polyanna Serejo Freire da Silva, coordenadora do CMoP – UnB;
- Profª. João Aristeu da Rosa, presidente da CENAPET;
- Dilvo Ilvo Ristoff, diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC;
- Eduardo Augusto Carlos Conceição, representante discente na CENAPET.
Durante a tarde do dia 18 de abril, houve ainda a mesa redonda “ Ser ou não Ser? Eis a questão”, na qual discutiu-se o dilema existencial na relação tutor/petiano e com o programa nesses 20 anos de existência.
Logo após, houveram apresentações de trabalhos científicos desenvolvidos pelos petianos e tutores a fim de mostrar o que vem sendo realizado pelos grupos PET da região Centro Oeste. Dentre os trabalhos, haviam pesquisas cientificas, atividades de extensão, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem. As apresentações foram feitas através de pôster e apresentação oral.
No domingo, houveram quatro grupos de discussões e trabalhos com os seguintes temas:
- Filosofia da Educação Tutorial (O que é o programa?);
- Estratégias Políticas (Avaliação, Legislação, CLAA, Financiamento);
- Ensino, Pesquisa e Extensão no PET: O que fazemos? Como fazemos?
- PET frente aos desafios do século XXI (gênese e papel de tutores e petianos).
Cada grupo contou a participação de petianos, tutores e convidados a fim de discutir temas relevantes ao programa com leitura de documentos e estatutos.
Após o almoço, houveram as oficinas, nas quais os petianos poderiam participar das que mais julgassem interessantes. As opções eram:
- O Lugar do Poder e o Poder do Lugar;
- Sem Pena;
- Origami;
- Workshop Observação e Registro de Vida Selvagem;
- O Uso das Redes Sociais na Comunicação e Divulgação Científica;
- Percussão Corporal;
- Produção de Hortaliças em Pequenos Espaços;
- Higiene e Conservação dos Alimentos;
- Zumba;
- Cosméticos;
- Deficiência: vamos falar sobre isso? ;
- Curiosidades do universo matemático.
Na segunda-feira pela manhã, houve a assembléia de tutores, petianos estudantes e CLAA. Logo após, aconteceu uma mesa redonda com o tema “Construção coletiva: Troca de saberes” com o objetivo de aprendizagem mútua e construção de conhecimentos coletivos. Para finalizar, ocorreu uma assembleia geral no período da tarde, com retomada de assuntos discutidos no encontro e tomadas de decisões relevantes ao programa e membros.
Esses eventos contaram com a participação dos seguintes palestrantes:
- André Felipe Câmara Amaral, EMBRAPA, Maceió-AL;
- Prof. João Aristeu da Rosa (Unesp), presidente da CENAPET;
- Jamille Oliveira, representante discente do CENAPET;
- Jackeline Souza, representante do Coletivo da Cidade;
- Profa. Leila Chalub Martins (UnB);
- Rafaela Bezerra Fernandes, petiana egressa do PET Serviço Social UnB.
Nessa assembléia de encerramento também, foram eleitos os novos representantes petianos no conselho da CENAPET, sendo eleito o Prof. Mario da UNB e como suplente de representante estudantil nossa colega Lucimar Darc.
Eventos como esse, agregam conhecimento ao petiano e é uma excelente oportunidade de discutir e aprender temas importantes ao grupo e ao programa, de forma a atualizar, melhorar e envolver em temáticas com pessoas da mesma região e membros do mesmo programa, de forma a melhorá-lo e solucionar problemas enfrentados pelos grupos PET.
Foi decidido em assembléia que o III ECOPET ocorrerá em Dourados-MS, com organização dos grupos PET da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, e com certeza os Grupos PET estarão presentes em mais esse evento para discussão da Educação Tutorial. Até lá colegas petianos!!!
"Não conhecemos os limites da capacidade que tem o homem de realizar esforços supremos ou degradar-se voluntariamente, de agonia ou exultação, de brutalidade que traz prazer ou deleite da razão" (MILLS, 1995).