Planeta Agro Só mais um blog do Colunas.globorural.globo.com Vinícolas dos EUA e da Europa atraem investimentos
A Vinícola Concha y Toro, do Chile, acaba de adquirir a Fetzer Vineyards, da Califórnia, nos Estados Unidos. “Para a Concha y Toro, o desenvolvimento futuro das marcas da Fetzer Vineyards é um importante desafio, algo em que a companhia empenha todo o seu esforço e energia” diz Eduardo Guilisasti, Diretor Executivo da Concha y Toro.
A compra contempla um portfólio de marcas com um posicionamento atraente no mercado americano, incluindo as marcas de vinho Fetzer , Bonterra, Five Rivers, Jekel, Sanctuary e Little Black Dress . As marcas adquiridas representaram um volume de 3,1 milhões de caixas e vendas de US$ 156 milhões em 2010. A aquisição inclui ainda 429 hectares de vinhas próprias e arrendadas no condado de Mendocino, Califórnia, capacidade de produção de 36 milhões de litros no município de Hopland, e de 6 milhões de litros em Paso Robles, além de armazéns e uma unidade de engarrafamento.
Na Europa as vinícolas também vem sendo alvo de investimentos. Mas lá os interessados neste negócio são os chineses, que se tornaram os maiores consumidores de vinho de Bordeaux do mundo, com importações de 33,5 milhões de garrafas em 2010. O aumento do consumo está fazendo companhias da China se interessarem pelo controle da produção a fim de garantir o abastecimento local.
No início do ano a estatal chinesa Cofco comprou o tradicional Chateau Viaud, na região de Bordeaux.
Source: Globo Rural