intercâmbio

Bolsistas do PETENGALI são selecionadas para intercâmbio na Itália

As integrantes do PET Engenharia de Alimentos, Alyce Inês Santos Lima e Meike Barp, foram contempladas com uma bolsa do Programa do Governo Federal Ciência Sem Fronteiras.

 

As integrantes do PET Engenharia de AlimentosAlyce Inês Santos Lima e Meike Barp, que concluíram o 7º período, foram contempladas com uma bolsa do Programa do Governo Federal Ciência Sem Fronteiras. Em agosto elas estarão de partida para um intercâmbio de um ano e estudarão na Universitá degli Studi di Padova (UNIPD) - Itália. A  UNIPD é uma das mais importantes universidades da Itália. Foi fundada em 1222, sendo uma das mais antigas do mundo e teve como professores Nicolau Copérnico e Galileo Galilei.

As integrantes deixam aqui seus depoimentos, falando como foi a experiência de ter participado do Grupo PET Engenharia de Alimentos.

Alyce: "Entrei no grupo em abril de 2012, quando cursava o terceiro período. E desde então tive inúmeras oportunidades por meio do programa. O Programa de Educação Tutorial é, a meu ver, o programa mais completo dentro da universidade, pois ele nos permite trabalhar com três eixos principais: ensino, pesquisa e extensão. Desta forma é possível viver e conviver com a realidade da comunidade acadêmica, bem como da comunidade externa a universidade. Durante o meu tempo de permanência no grupo, tive a oportunidade de participar da organização de eventos, viajar, aprender ouvir e falar. O ganho pessoal e profissional que tive é inenarrável.Aqui fiz grandes amigos, na verdade, posso dizer que tive uma segunda família. Dividimos grandes experiências, muitas risadas, algumas lágrimas e muito conhecimento. Deixo o grupo com o sentimento de bagagem cheia de histórias pra contar, conhecimento para compartilhar e dever cumprido. Parto para uma nova experiência e levo comigo a coragem de encarar desafios, que aprendi com os guerreiros do PETENGALI.

Uma vez peteano, sempre peteano!"

 

Meike: "Meu ingresso no grupo PETENGALI ocorreu em 2011, ainda no segundo semestre da minha graduação na UFG. Saio agora em 2014, já no sétimo período, em virtude do meu intercâmbio acadêmico para a Itália, pelo Programa Ciência sem Fronteiras.Participar do Programa de Educação Tutorial é uma oportunidade singular que alunos de graduação de mais de 120 instituições brasileiras de ensino superior podem ter. Se a palavra UNIVERSIDADE remete a UNIVERSO e toda sua pluralidade, o PET é o lugar para viver isso da forma mais intensa possível! Através da tríade de ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO em que é baseado o programa, e com a tutoria do Prof. Celso, encontrei no PET trabalho, oportunidade de crescimento pessoal e profissional, contato com pessoas diferentes, espaço pra ser crítica e ser criticada, pra discutir e não ver as coisas na zona de conforto. Após quase três anos de participação, avalio que este período no PET me tornou uma estudante mais atenta a qualidade da minha graduação, preocupada com o retorno à sociedade daquilo que nos é oferecido dentro da UFG. Profissional e pessoalmente, a convivência em grupo (com pessoas distintas) me possibilitou conhecer, respeitar e admirar pontos de vista diferentes e perceber que juntos, resultados são alcançados com maior rapidez e facilidade.Saio do PETENGALI tendo recebido muito aprendizado e espero ter contribuído para o crescimento do grupo. 

UMA VEZ PETEANO, SEMPRE PETEANO!"

 

O PETENGALI sente-se honrado em presenciar integrantes que tanto contribuiu para o crescimento do grupo conquistando passos tão importantes para a carreira acadêmica. 

Todos da família PETENGALI desejam sucesso nessa experiência única na vida das bolsitas!

 

intercâmbio 1

Fonte: PETEngali