Produtos congelados e desidratados crescem na preferência do consumidor
Mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros estão na mira de empresários do varejo que
apostam em produtos ligados à conveniência e que facilitam a vida do cliente. Ou seja,
investem na equação menos tempo livre, mais rentabilidade. Pesquisa inédita da Associação
Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) indica que o segmento de congelados e
desidratados, prontos para consumo, cresceu 13,9% em 2010, movimentando R$ 6,3 bilhões
ante R$ 5,57 bilhões em 2009.
O relatório da ABIA, com o balanço geral do ano, usado como termômetro por investidores do
setor, será divulgado nas próximas semanas, mas, de acordo com o gerente do departamento
de Economia e Estatística da associação, Amilcar Lacerda de Almeida, o salto no faturamento
de congelados e desidratados é um forte indicativo de que a demanda por alimentos prontos
e semiprontos é expressiva no país.
Segundo Almeida, no último ano o mercado nacional presenciou um "boom" de novos
consumidores descobrindo a praticidade e a comodidade de comprar alimentos congelados -
principalmente massas - e desidratados, como frutas secas. "Foi um dos crescimentos mais
expressivos em 2010, se compararmos com carnes, conservas e laticínios, por exemplo. Além
de mais práticos, alguns itens conquistaram o gosto do consumidor pela qualidade e hoje
saem até mais baratos do que uma refeição preparada na cozinha", explicou.
O superintendente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Adilson Rodrigues,
explica que há uma tendência mundial de os supermercados se tornarem solução em
alimentação pronta, econômica, segura e rápida. "As mulheres hoje trabalham fora e não têm
tempo de fazer comida em casa, o empresariado naturalmente busca responder o desejo do
consumidor". Segundo ele, na década de 1970, os congelados representavam de 1% a 2%
das vendas, hoje, chegam a 30% do faturamento dos supermercados, que atingiu R$ 12,4
bilhões no ano passado em Minas Gerais.
O público-alvo dos alimentos de conveniência, que, além dos congelados e desidratados,
incluem também massas resfriadas e bandejas de frutas, legumes e verduras já picados, não
são só os solteiros. Para o supervisor da linha gourmet da rede Super Nosso, Luiz Kayser,
casais também priorizam a facilidade. "O mix de alimentos de preparo rápido é cada vez maior
e o consumidor está aprovando isso. Só no ano passado, nossas vendas aumentaram cerca
de 70% nessa área", afirmou.
Fonte: ABRAS