Divulgada edição da lista Top 200 os melhores vinhos do ano, de Marcelo Copello

Número de vinhos avaliados: cerca de 5.800; países representados: 17; vinícolas e importadoras representadas: 72.

Marcelo Copello, apresentado como um dos mais influentes formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, divulga a 10ª edição da lista “Top 200 – os melhores vinhos do ano”. O jornalista, que completa 15 anos de carreira, lançou recentemente, ao lado de Sérgio Queiroz, a empresa BACO Multimídia: uma plataforma de conteúdo sobre o vinho, nas mais diversas abordagens, do plantio das vinhas à degustação.
 
Segundo o autor, a lista é uma seleção dos melhores vinhos provados por ele em 2010. Todos os anos, Copello, eleito como “best journalist” e “the most influential wine journalist” pela revista Meininger´s Wine Business International, degusta tecnicamente mais de 5 mil vinhos, entre os quais seleciona os 200 melhores.
 
O objetivo deste trabalho, segundo ele, é oferecer um panorama do que há de novo e de bom no mercado, proporcionando ao leitor opções de compra para todos os gostos, bolsos e ocasiões. Não se trata de uma lista “os melhores vinhos do mundo”, que, segundo Copello, se repetiria, com poucas variações, ano após ano, contendo “nomes que dispensam apresentações, mas requerem saldo bancário”.

“Este ano provei muitos vinhos fora do Brasil, que infelizmente não chegam aqui, e também muitos vinhos de safras antigas, alguns de mais de 100 anos, também não disponíveis. Outras curiosidades provadas foram vinhos de origens pouco comuns, mas que prometem ser boas opções em nosso mercado no futuro, como Bulgária, México, Marrocos e Grécia. O ano foi muito bom também para os vinhos brasileiros, que começam a chamar a atenção do mundo”, complementa Marcelo.
 
Os critérios desta seleção são os mesmos há 10 anos: em primeiro lugar só concorrem os vinhos provados pelo próprio expert, entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010. A preferência entre os vinhos selecionados é para as novidades, as safras recentes e para os provados às cegas. Todos os selecionados estão presentes no mercado brasileiro e se destacaram dentro de suas categorias de preço, tipo (tinto, branco etc) e estilo (corpo, região, idade etc). Copello é totalmente isento, não mantendo relação comercial com importadoras, vinícolas, lojas ou quaisquer empresas que comercializem vinhos.
 

Fonte: Alimento Seguro