Safra de Milho

O plantio da safra de milho, no Rio Grande do Sul, está em ritmo acelerado. Este ano, a área deve ser um pouco menor que a cultivada em 2009.

No Rio Grande do Sul as lavouras de milho estão se desenvolvendo bem. Na propriedade do agricultor Élcio Lunardi, em Santo Ângelo, sessenta hectares estão ocupados com a cultura. É a mesma área da safra passada. Ele espera uma produtividade de cem sacas por hectare.

 

 

Segundo a Emater, o Rio Grande do Sul deve ter mais de 1,1 milhão de hectares de milho nesta safra. No estado, o plantio começou com atraso, só no final do mês de agosto. Mas os produtores se recuperaram. Agora, cinquenta e cinco por cento das lavouras já estão em desenvolvimento.

A área é ligeiramente menor do que a cultivada na safra passada, de acordo com a Emater. A expectativa dos produtores é que o tempo ajude e a produção compense.

“No mês de setembro tivemos chuvas acima da média. E no mês de outubro, por enquanto, estamos dentro de uma normalidade. Temos tido também dias bastante ensolarados. Juntando à esses fatores, podemos dizer que as condições estão dentro de um nível adequado para a produção de milho”, esclareceu o agrônomo Álvaro Uggeri Rodrigues.

Segundo a Conab, em todo o Brasil, a área ocupada com milho na primeira safra deve atingir 7,5 milhões de hectares. São 2% menos que a área cultivada na safra passada.

Fonte: globo.com