Demanda por flores comestíveis faz aumentar produção no interior de SP

Agricultora de Cerquilho conta que procura triplicou nos últimos anos. Caixa com 40 flores é vendida por R$ 16,50.

 

O uso de flores comestíveis na culinária abre espaço para um novo negócio para os agricultores de Cerquilho, a 140 km de são Paulo. O cultivo dessas plantas cresce a cada ano, e recebe os investimentos de quem trabalha na área.

As flores que saem da estufa vão direto para os pratos. Além do gosto diferente, elas flores deixam a comida ainda mais bonita. “Você usa a flor para complementar com beleza e agregar sabor”, explica a agricultora Débora Orr.

Na propriedade dela, são mais de 30 variedades. A produtora conta que nos últimos anos a procura pelas flores comestíveis triplicou. “Esse crescimento tem sido gradativo. O que a gente procura fazer é trabalhar sempre com produtos novos e diferenciados para que a gente consiga desenvolver junto com a gastronomia brasileira, que está crescendo muito, com chefes de nome forte hoje no mercado mundial”, contou Débora.

Até o fim do ano ela pretende montar mais uma estufa e dobrar a produção, que atualmente gira em torno de 4 mil flores por semana. Em média, cada pé dura dois meses. Depois, é preciso plantar novas sementes. Na hora da colheita, a atenção é redobrada para não amassar ou quebrar os produtos. A caixa com 40 flores é vendida por R$ 16,50.

Source: Globo.com