O tomate é rico em vitamina C e combate os famosos radicais livre
Andréia, Débora, Carmem, Cereja, Caqui, Coquetel, Brasileirinho... Nomes diferentes pra marcar os vários tipos, tamanhos e sabores de tomate. Um fruto que não pode faltar na mesa de muita gente.
O tomate tem muitas vitaminas, principalmente a C. Tem também sais minerais como fósforo, potássio e magnésio. É uma rica fonte de licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
Você sabe qual a quantidade ideal de tomate que deve comer diariamente? Os nutricionistas recomendam uma unidade ou uma concha de molho de tomate por dia, mas o mais importante é variar o preparo.
“O tomate pode ser consumido tanto cru quanto cozido. Quando você come ele cozido, você vai aproveitar melhor o licopeno. Sempre adicionado de um azeite porque é justamente essa gordura boa que faz com que a absorção dos nutrientes que estão ali seja aumentada. Para você ter a ação toda da vitamina C, você tem que consumir o tomate cru in natura”, explica Monica Dalmacio, nutricionista.
Fonte: Globo.com