noticia1282487942_ORIG.jpeg

EUA passam por recall de ovos após surto da bactéria salmonela

Autoridades do país retiram do mercado quase 380 milhões de unidades. Casos de contágio foram registrados em três estados.

Autoridades sanitárias dos Estados Unidos fizeram recall de 380 milhões de ovos dispostos no mercado local nesta quinta-feira (19), após confirmação de surto de doenças ligadas à bactéria salmonela.

Os estados da Califórnia, Colorado e Minnesota testemunharam centenas de pessoas adoecerem em função do contágio pelo micro-organismo. O surto está ligado aos produtos da empresa Wright County Egg, com sede no estado de Iowa. Apesar da bactéria poder ser destruída com o cozimento dos ovos, a recomendação é para evitar o consumo.

Nenhum caso de morte foi registrado pelo epidemiologista Christopher Braden, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças norte-americano, que estuda o caso junto à agência federal voltada ao controle sanitário nos EUA (FDA, na sigla em inglês).

Bactéria salmonela, causadora de intoxição alimentar conhecida como salmonelose. (Foto: Joyce Karlinsey)

Desde junho, a Califórnia já apresentou 266 casos de pacientes com salmonela no organismo, muitos deles associados ao contágio por ovos. No Colorado, foram 28 registros entre junho e julho.

A salmonela é comum em alimentos e a cepa ligada ao surto nos Estados Unidos é a mais comum para 20% dos casos de salmonelose, doença que apresenta sintomas como diarreia forte, dores abdominais e febre.

Fonte: Globo Noticias