Vinícola de São Carlos prepara vinho personalizado.

A Villaggio Bonucci tem atualmente 6.300 pés de uvas.

 

O interior de São Paulo está mais charmoso em São Carlos (a 230 km da capital paulista). O visitante agora tem a oportunidade de conhecer a produção de vinhos da cidade durante visita à vinícola Villaggio Bonucci, instalada no distrito de Água Vermelha. A primeira vinificação das uvas tintas deve ocorrer no início de 2010 e será responsável pela primeira produção de vinho personalizado do país.

A Villaggio Bonucci tem atualmente 6.300 pés de uvas. São quatro variedades que podem ser conhecidas de perto: cabernet sauvignon (1.150 pés), merlot (1.150), syrah (2 mil) e sauvignon blanc (2 mil). A primeira colheita está prevista para início do próximo ano e Victor Carlos Bonucci, proprietário da vinícola, aposta no kit que o próprio cliente pode personalizar a sua bebida.

A caixa reúne seis garrafas de vinho, com 375 mililitros cada. O kit vai trazer as variedades de cabernet suavignon barricado, cabernet suavignon frutado, cabernet franc, merlot, marcelan e ancellota. O cliente terá um manual e contará com ajuda de uma proveta e pipetas para preparar o próprio vinho. "O comprador pode fazer o mesmo exercício que o enólogo faz", explica Bonucci. A vinícola oferece ainda a oportunidade de vinhos personalizados, podendo o cliente solicitar o seu próprio rótulo. A idéia é atender empresas e comemorações especiais, como casamentos para pedidos mínimos de 60 garrafas.

Bonucci explica que São Carlos oferece condições propícias para a produção de vinhos. Segundo ele, a terra arenosa e com boa drenagem segue os padrões indicados pelos produtores. "A insolação do centro do Estado é ideal, com sol batendo direto nas videiras", conta o proprietário. Além disso, ele ressalta a amplitude térmica na cidade, com médias máximas de temperatura de 27o C e média mínima de 15o C, indicadas para essas plantas.

O local oferece atrações sempre aos finais de semana. A visita pode começar com um passeio pelas parreiras, orientado pelo próprio Bonucci. O visitante terá a oportunidade de conhecer as técnicas de plantio e informações sobre vinho. As famílias têm locais personalizados para um piquenique, acompanhado de uma cesta com vários produtos comercializada pela própria vinícola. A Villaggio Bonucci oferece ainda degustação de vinhos aos sábados e restaurante aos domingos com bufê aberto com saladas, antepasto e pratos quentes. "São pratos da gastronomia italiana com insumos brasileiros", ressalta Bonucci.

Fonte: Alimento Seguro