China busca teste de qualidade após escândalo de 2008.
Cerca de 300.000 crianças sofreram com problemas renais após consumirem leite contaminado com melamina, um composto industrial que foi adicionado para aumentar artificialmente os níveis de proteínas em testes. Pelo menos 50.000 bebês foram hospitalizados, muitos com pedras nos rins.
Em um trabalho publicado na Cell Research, pesquisadores descreveram como analisaram o leite cru coletado de uma fazenda no leste da China e descobriram que a amostra continha moléculas de ocorrência natural ou biomarcadores chamados de microRNAs.
"A implicação mais importante dessa descoberta é o controle de qualidade. Podemos usar esses biomarcadores e desenvolver kits de testes para amostragem aleatória de leite. Nosso teste pode dizer se o leite foi diluído", disse o pesquisador da School of Life Sciences da Universidade Nanjing, Zhang Chenyu.
Centenas dessas moléculas foram encontradas, mas sete estiveram consistentemente presentes em todos os estágios de lactação, do colostro ao leite maduro, disse Zhang. "Encontramos sete microRNAs estáveis no leite bovino que foram consistentes durante diferentes estágios de lactação".
Os pesquisadores disseram que analisaram amostras de leite diluído com melamina, proteína do ovo e proteína da soja e descobriram níveis muito reduzidos dessas sete moléculas. "Esses resultados claramente demonstram que os microRNAs podem ser biomarcadores ideais para diferenciar leite manipulado ou fora do padrão do leite cru", escreveram eles no trabalho.
Fonte: Yahoo