Danone: funcionalidade de iogurtes é aprovada no Brasil.

   

       A empresa francesa Danone retirou os dossiês sobre seus iogurtes Activia e Actimel de uma avaliação da União Europeia (UE) sobre alimentos que alegam benefícios para a saúde, afirmando que não estão claros os critérios da revisão. A empresa comunicou sua intenção de submeter nova aplicação assim que a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês), órgão que regulamenta os produtos alimentícios na União Europeia, deixar mais claros os seus critérios.

     Segundo a Danone do Brasil, a decisão não terá impacto no país, já que os produtos estão regulamentados aqui como alimentos funcionais e suas alegações de funcionalidade são aprovadas pela Anvisa desde 2004. A empresa acredita que a decisão europeia não terá efeito sobre as vendas no varejo e nem tem planos de mudar suas campanhas promocionais. "Não há motivos para mudar a comunicação dos produ tos no Brasil", afirma Ana Fonseca, diretora de Comunicação da Danone Brasil, por e-mail.

     Inicialmente, a Danone esperava que a EFSA decidisse sobre a questão entre abril e junho. O resultado da revisão tem sido acompanhado de perto pelos investidores, já que a validação desses benefícios à saúde representa uma forte ferramenta de marketing nas vendas da companhia.

     "A regulamentação em curso na União Europeia é algo novo, bastante complexo e moroso, em que todos os agentes envolvidos se encontram em fase de aprendizagem", afirma Ana Fonseca, da Danone Brasil. "A própria EFSA reconhece a complexidade do processo e, por duas vezes, convocou um encontro com o objetivo de tentar esclarecer os critérios adotados e o próprio processo de análise." O primeiro encontro aconteceu em junho do ano passado e o próximo está marcado para junho deste ano.

Source: Época Negócios Online