Ovo de Páscoa de rapadura.

RAPADURA, muito tradicional no Nordeste, é o ingrediente principal de um ovo de Páscoa produzido na zona da mata de Pernambuco.

 

                                                      

 

A rapadura, muito tradicional no Nordeste, é o ingrediente principal de um ovo de Páscoa produzido na zona da mata de Pernambuco.

Quipapá está a 200 quilômetros do Recife e tem um dos engenhos mais antigos de Pernambuco em funcionamento. É movido há 120 anos por uma roda de água, fabricada na Inglaterra. O caldo da cana-de-açúcar passa por uma espécie de peneira em que os bagaços são retirados. Em seguida, é fervido e cozido. No tacho de cobre, ganha consistência. A 148º, o caldo pastoso chega à gamela de madeira.

“Conforme vai mexendo, ele vai engrossando e ficando pesado”, disse Damião José da Silva, auxiliar de produção.

Para temperar a rapadura batida são colocados cravo, canela e erva-doce em pó. “Colocamos na forma antes de endurecer”, falou seu Damião.

Depois de dez minutos os ovos saem da forma para ganhar o colorido da Páscoa. “Depois de embalar no papel laminado, tem a beleza e o atrativo do papel celofane e da fita”, explicou Melânia Vieira, dona do engenho.

O ovo de rapadura de Quipapá começou a ser produzido em 2007, quando foram vendidas 300 unidades. A expectativa para a Páscoa deste ano é vender quase dez vezes mais. É um ovo de Páscoa com sabor único. Sem sombra de dúvidas é uma nova maneira de experimentar a tão tradicional rapadura.

Source: www.globo.com