
Conheça os nutricosméticos, suplementos alimentares que combatem o envelhecimento
Envelhecer é um processo natural da vida e, portanto, inevitável. Mas a ciência, sabendo da nossa eterna busca pela fonte da juventude, tem feito pesquisas e mais pesquisas para que nós, mortais, possamos adiar esse momento pelo maior tempo possível. Se hoje temos maior expectativa de vida do que há alguns anos, por que não prolongar a beleza por mais tempo? Essa é a ideia proposta pelos nutricosméticos, cápsulas que agem como suplemento alimentar e que atuam também como antioxidantes, combatendo os radicais livres e o envelhecimento da pele.
Sucesso nos Estados Unidos e na Europa, os nutricosméticos - também chamados de nutracêuticos - estão dando seus primeiros passos no Brasil. Eles são uma nova classe de produtos direcionados à saúde e à beleza, associando um conceito de nutrição para melhores corpo e pele, com melhoria da elasticidade e redução de rugas. Dentro deles estão vitaminas, proteínas, aminoácidos e princípios ativos de origem botânica, todos oferecendo efeito antioxidante. Os principais componentes dessa classe de produtos são betacaroteno, licopeno, vitaminas E e C, aminoácidos essenciais, coenzima Q, ácido lipóico, ômega 3, isoflavona, biotina e niacina, entre outros.
Essas substâncias ajudam não só a nutrir o organismo, como colaboram na manutenção de uma pele saudável. Mas nem todos os nutricosméticos são iguais. Alguns têm funções diferentes. Existem aqueles que, além de hidratar a pele, ajudam a estimular a produção de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação da derme, evitando a flacidez.
Outros apresentam composições que trabalham na reposição de proteínas que combatem a queda de cabelo e promovem a formação de novos fios. E há os que preparam a pele para o sol, estimulando a produção de melanina, promovendo um bronzeado com maior duração e protegendo a pele de queimaduras solares.
Fonte: Alimento Seguro