
Gesto de doação ao próximo
Em reforma desde outubro de 2009, o Banco de Sangue do Hospital das Clínicas (HC) da UFG tem recebido menos doadores após o início das obras. Os reparos estão sendo feitos para melhorar o atendimento aos doadores, mas o estoque atual de bolsas de sangue do hospital é crítico. Se antes da reforma o HC chegava a coletar até 700 bolsas por mês, o número de doações diminuiu tanto que agora o estoque chega a quase zero.
Durante o período das reformas, as doações destinadas ao HC foram transferidas para o Hemocentro de Goiás, que não tem conseguido suprir a demanda do hospital universitário. A cada mês, o HC realiza cerca de mil e 300 transfusões de sangue.
Até junho, quando está prevista a entrega das obras do Banco de Sangue, o Hospital das Clínicas continuará o convênio com o Hemocentro. Por isso, a equipe do HC faz um apelo a toda a comunidade universitária. Quem quiser ser doador pode se dirigir ao Hemocentro, na Avenida Anhanguera, de segunda à sexta-feira, no horário das 7 às 17 horas. Ao efetuar o cadastro para o procedimento, o doador precisa informar que o sangue coletado será destinado ao HC.
Recomendações aos doadores – Qualquer pessoa com idade entre 18 e 65 anos pode se tornar um doador de sangue. Contudo, algumas condições básicas precisam ser observadas. O doador precisa se sentir saudável e pesar mais de 50 quilos. Na noite anterior à doação, é recomendável ao indivíduo um repouso mínimo de seis horas. No dia da coleta, o doador deve se alimentar bem antes de realizar o procedimento.
A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada nas 12 horas anteriores à doação. O consumo de cigarros e alimentos gordurosos também não é recomendado por cerca de três horas antes do procedimento. Após a doação, a prática de esportes ou atividades físicas intensas deve ser evitada ao longo do dia.
Algumas pessoas não podem doar sangue. Pessoas que tiveram hepatite após os dez anos de idade, adquiriram doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, indivíduos que fizeram tatuagem ou colocaram piercing, nos últimos 12 meses, em estabelecimentos não controlados pela Vigilância Sanitária, ou que tiveram relacionamento sexual com parceiro eventual sem uso de preservativo, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e usuários de drogas não podem realizar a doação.
Mais informações sobre como doar sangue para o HC pelo telefone (62) 3269-8289.
Fonte: Por Túlio Moreira (Ascom/UFG)