Vendas de alimentos com fibras crescem 9,2% no Brasil

Em todo mundo, os fabricantes de alimentos têm aumentado seus lançamentos de produtos com teores maiores de fibras. Segundo dados Euromonitor International, o setor de produtos saudáveis no Brasil cresceu 852%, nos últimos 5 anos.

Nos EUA, dados revelam que produtos que contém em seu rótulo o uso de fibras, tiveram crescimentos, em 2008, de 10,2% nas vendas, por unidade.   No Brasil, as vendas de produtos com fibras tiveram alta de 11% em 2008, em relação a 2007 e em 2009, somente de janeiro a setembro de 2009, já batem os 9,2% segundo dados Euromonitor. “Os números mostram a tendência de um mercado impulsionado pelo esforço dos fabricantes em aumentar os aspectos nutricionais dos produtos, sem alterar o sabor”, diz Ijones Constantino, Diretor de Desenvolvimento Comercial para América Latina da Tate & Lyle. 

Pesquisas científicas recentes sugerem que a inclusão de 20 a 30g de fibras diárias, para cada 1.000 Kcal ingeridas, trazem benefícios para a saúde. “A ingestão diária de fibras está associada a uma digestão saudável e sensação de saciedade prolongada, retardando a sensação de fome e o consumo de mais calorias”, esclarece Lisa Sanders, PhD, RD, Cientista Nutricional, Tate & Lyle.

Alimentos como cereais (matinais, barrinhas, massas secas, sopas), pães (bolos, tortas, biscoitos), produtos lácteos (iogurtes, sorvetes, pudins, leite com sabor) e bebidas (sucos, águas, refrigerantes), já podem se beneficiar da adição das fibras alimentares. 

A pesquisa de mercado, realizada pela empresa de pesquisas Illuminas, no primeiro semestre de 2008, é uma combinação de estudos qualitativos e quantitativos, com uma amostra de 1.399 adultos das principais capitais brasileiras, revela que ao procurar produtos que sejam considerados saudáveis, 49% dos brasileiros lêem os rótulos dos produtos e quase 50% lêem os rótulos quando desejam acrescentar fibra em suas dietas. Com mais de 33% dos consumidores ingerindo fibra a partir de alimentos e bebidas, os fabricantes têm condições de oferecer produtos enriquecidos com fibra e exibir o conteúdo de fibra no rótulo do produto em diversas categorias, inclusive:

A pesquisa descobriu, por exemplo, que 67% dos brasileiros passaram a pensar mais sobre alimentação saudável nos últimos dois anos e 52% estão procurando alternativas mais saudáveis de alimentação.

Embora o controle do peso seja uma grande preocupação dos brasileiros, a pesquisa de mercado da Tate & Lyle revelou que 82% das pessoas também acreditam que manter uma digestão saudável seja uma questão importante para a saúde. Na verdade, 82% dos participantes da pesquisa disseram que a fibra é um alimento atrativo para manter o sistema digestivo saudável.

O consumo de alimentos e bebidas saudáveis não está limitado aos adultos. A pesquisa da Tate & Lyle descobriu que mais de 80% dos pais lêem os rótulos de alimentos e bebidas com mais atenção quando estão comprando produtos para os seus filhos. Ao considerar que nutrientes oferecer às crianças, 84% dos pais acreditam que a fibra seja um componente importante da dieta infantil.

Fonte: Brasil Alimentos