China: caso de contaminação foi mantido em segredo

Autoridades chinesas mantiveram as preocupações sobre a segurança dos produtos lácteos de Xangai em segredo por quase um ano antes de anunciar, na semana passada, que a companhia tinha sido fechada por produzir leite contaminado.

O atraso em notificar publicamente sobre os produtos contaminados levanta questões sobre a efetividade dos esforços da China em restaurar a confiança em sua indústria de alimentos após vários escândalos de segurança nos últimos anos - incluindo um envolvendo leite contaminado - que expôs sérias falhas no monitoramento da rede de oferta de alimentos da nação.

As autoridades de segurança alimentar em Xangai encontraram contaminação nos produtos da Shanghai Panda Dairy Co. Ltd em fevereiro do ano passado e começaram as investigações imediatamente. As autoridades chinesas disseram que a companhia foi uma das 22 que produziram leite contaminado em 2008.

Eles prenderam três executivos em abril, mas a agência de segurança alimentar de Xangai só tornou o problema público na semana passada, quando fechou a fábrica. A agência disse que a empresa estava vendendo leite em pó e leite condensado contaminado com o composto químico melamina, que pode causar pedras e falência nos rins.

"Os três executivos estão presos desde abril, mas o caso, é claro, não teve permissão de ser tornado público na época", disse um porta-voz da Promotoria de Xangai, onde a companhia está localizada. "Isso ocorreu porque o caso estava sob investigação".

As autoridades não disseram se alguém ficou doente por consumir produtos contaminados produzidos pela Shanghai Panda. Um encobrimento aparente feito pelas companhias envolvidas e oficiais de segurança no escândalo de 2008 gerou raiva nas pessoas. Muitos chineses suspeitaram disso devido à grande pressão para que os Jogos Olímpicos de Pequim ocorressem sem problemas. Algumas pessoas que estavam cientes da crise podem ter tido medo de falar.

A China promulgou uma lei de segurança alimentar no começo do ano passado prometendo penalidades mais rígidas para os fabricantes de produtos contaminados que também diz que as autoridades devem informar imediatamente o público quando forem encontrados produtos alimentícios inseguros para o consumo.

O vice-diretor de inspeção da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena, Yan Fengmin, disse que tanto a agência como o Governo de X angai foram informados imediatamente após o caso ter sido descoberto e que todos os produtos contaminados foram confiscados.

Em novembro, a polícia deteve três pessoas suspeitas de vender toneladas de leite em pó contaminadas com melamina na província de Shaanxi - semanas após a China executar um produtor e um vendedor de leite pelo envolvimento no escândalo de 2008.

Fonte: The Associated Press