noticia1258631789_ORIG.jpg

Smirnoff Black ensina como apreciar vodca

Fragrance, flavour, feel e finish -- os 4 Fs -- são as características que devem ser levadas em conta em uma degustação de vodca, segundo a marca.

Assim como o vinho, a cerveja e o uísque têm características marcantes e informações presentes nas embalagens, o que diferencia facilmente um produto de outro. A vodca tem buscado o mesmo caminho, mas ainda existe muita confusão em torno do assunto, segundo a marca Smirnoff Black.

Na missão de desmistificar que todas as vodcas são iguais, sem cor, cheiro ou sabor, Smirnoff Black, rótulo premium e importado da marca número um do mundo, coloca-se à frente no mercado e promete apresentar uma forma simples e diferenciada de degustação.

Processo de produção -- A classificação de vodcas é baseada principalmente no processo produtivo. Todas as bebidas são criadas a partir da fermentação de grãos ou de uva; a seguir, todas passam pela destilação em coluna. O líquido é então filtrado, resultando em uma bebida clara, com sabor e perfil clássicos. Esse é o processo industrial que imperou nos últimos 100 anos e foi o responsável pelo mito de que a vodca é uma bebida sem odor, cor e sabor.

Mas algumas vodcas são ainda destiladas uma última vez em alambique de cobre, técnica que proporciona uma grande variação no produto e torna o sabor mais complexo. Temos então o segundo grupo, o das vodcas artesanais, produzidas a partir de processo resgatado por alguns fabricantes, que resolveram retomar técnicas de destilação antigas para produzir bebidas com sabor e aroma mais definidos.

Já a multidestilação é muito utilizada para a produção de uma vodca limpa e pura. Esse processo dá frescor e resulta em um líquido de sabor neutro, que pode ser complementado com uma gama maior de insumos. Essa característica possibilita uma mixabilidade excelente, tornando esse um complemento perfeito para drinques mais elaborados.

O que avaliar -- Após estabelecer que existem diferenças entre as vodcas, o próximo passo é definir como melhor descrever essas particularidades. A inspiração vem do mercado de diamantes, que usa a ferramenta de 4 Cs para avaliar uma pedra. São eles cut, color, clarity and carat (corte, cor, clareza e quilate).

Adaptando isso para a linguagem de bebidas alcoólicas, a Diageo chegou então ao sistema de 4 Fs, que resumem os pontos que devem ser levados em conta em uma degustação de vodca: fragrance, flavour, feel e finish (fragrância, sabor, sensação e final).

Fragrance: odor, essência ou perfume. Qual o aroma da bebida?
Flavour: a reação sensorial através do estímulo do paladar. Como é o sabor?
Feel: a impressão física do líquido na boca. Como é a textura?
Finish: a sensação que fica na boca após engolida a bebida. O que ela deixa?

Os 4 Fs devem ser apoiados pelo histórico de produção da bebida, assim darão base para uma avaliação mais completa do produto. A degustação não deve necessariamente avaliar se um produto é melhor do que o outro, mas sim  qual se adapta melhor à finalidade desejada. Assim, o consumidor poderá saber com certeza qual a melhor forma de utilização e como deve ser servida a vodca.

Smirnoff Black -- Após ser três vezes destilada, Smirnoff Black passa pelo processo uma quarta vez em alambique de cobre, antes da filtragem. Feita artesanalmente, em pequenos lotes e com cereais de alta qualidade, esta vodca torna-se então ideal para long drinks e coquetéis clássicos. Suas características, segundo o fabricante, são:
 
Fragrance: notas de chocolate
Flavour: rica em sabor
Feel: aveludada e cremosa
Finish: longo e redondo
 
Smirnoff -- Criada em 1860 por Piotr Smirnov, na Rússia, a SMIRNOFF é a mais bem-sucedida marca de vodca do mundo. Há alguns anos, o Brasil vem se consolidando como um mercado estratégico e acaba de se tornar o quarto principal consumidor desse produto para a DIAGEO, empresa líder mundial em bebidas alcoólicas premium, atrás apenas de Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Seus diferentes rótulos atendem às diversas demandas do mercado e são encontrados no país nas versões SMIRNOFF 21, SMIRNOFF Black, SMIRNOFF Ice e Ice Black, SMIRNOFF Twist, nos sabores Citrus, Orange, Red Fruit e Maracujá, e SMIRNOFF Caipiroska, Limão, Maracujá e Frutas Vermelhas. A empresa tem como uma de suas principais preocupações o consumo responsável de álcool, destinando cerca de 30% de sua verba de marketing para campanhas de conscientização.

Fonte: Alimento Seguro