A Folha e o reitor dos Tucanos!!

EXEMPLO DA ATUAL POLÍTICA DA MÍDIA PAULISTA!

13/11/2009

Incrível a mudança editorial da Folha de ontem para hoje

Se ontem à noite a manchete era:

Serra escolhe 2º colocado em votação para reitor da USP

... hoje de manhã a manchete virou:

Reitor eleito da USP tem quatro diplomas de graduação

Quanto às matérias, houve adição de que Rodas não vê tevê e não tem time de futebol. Copiadas abaixo, as duas matérias.



Quinta à noite:

Serra escolhe 2º colocado em votação para reitor da USP

DIÓGENES MUNIZ
editor de Multimídia da Folha Online

 

O professor João Grandino Rodas foi escolhido pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para o cargo de reitor da USP (Universidade de São Paulo). Segundo apurou a Folha Online, a decisão foi tomada nesta noite pelo político tucano e só deve ser anunciada oficialmente amanhã.

Rodas disputava o cargo com Glaucius Oliva e Armando Corbani Ferraz --ambos receberam apoio extraoficial da atual reitora, Suely Vilela, com quem Serra tem divergências. O escolhido pelo governador foi o segundo mais votado.

Serra tem autonomia para escolher qualquer um dos três candidatos. Mas, tradicionalmente, a escolha recai sobre o primeiro da lista --a última vez que a tradição foi quebrada ocorreu em 1981, quando o então governador Paulo Maluf optou por Antônio Hélio Vieira, quarto de uma lista sextupla feita na época.

João Grandino Rodas, diretor da Faculdade de Direito recebeu apoio de três ex-reitores (Guerra Filho, Fava de Moraes e Adolpho Melfi) e de ex-ministros (três de Estado, um do Supremo Tribunal Federal e um do Superior Tribunal Militar).

Ele já trabalhou com Aloysio Nunes Ferreira, chefe da Casa Civil, e foi indicado pelo vice-governador, Alberto Goldman, para o Conselho Estadual de Educação.

 


 

 13/11/2009 - 08h24

Reitor eleito da USP tem quatro diplomas de graduação

RICARDO WESTIN
da Folha de S.Paulo

 

O reitor eleito da USP tem quatro diplomas de graduação. João Grandino Rodas é formado em música (Faculdade de Música Sagrado Coração de Jesus), letras (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas), educação (USP) e direito (USP).

Serra escolhe 2º colocado em votação para reitor da USP

O nome de Rodas foi escolhido ontem pelo governador José Serra (PSDB), após ficar em segundo lugar na eleição da universidade, realizada na quarta-feira (11). É a primeira vez desde 1981 que o primeiro colocado na eleição não é o escolhido.

Das quatro carreiras de Rodas, o currículo mais extenso é o do direito. Deu aulas nos EUA e na Europa, foi juiz federal e do Trabalho, chefiou a consultoria jurídica do Ministério das Relações Exteriores e integrou a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do Ministério da Justiça. Hoje faz parte do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

Seu cargo de maior visibilidade foi a presidência do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão ligado ao Ministério da Justiça e que julga casos relativos à concorrência de mercado.

Grandino atualmente dirige a histórica Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, centro de São Paulo. Ele começou a dar aulas na faculdade em 1971. Sua área é o direito internacional.

Aos 64 anos, João Grandino Rodas diz que raramente vê TV. Por outro lado, declara-se apaixonado por música --principalmente a clássica-- e literatura. Neste momento relê 'Dom Quixote', de Cervantes, na versão original em espanhol.

O reitor eleito da USP não tem time de futebol. Para se exercitar, faz caminhadas e costuma trocar o elevador pela escada.

Fonte: Folha Online