UFG lança programa de Coleta Seletiva Solidária

Projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Goiânia promove responsabilidade ambiental e inclusão social

A Universidade Federal de Goiás promove nesta quinta-feira (12/11) o lançamento de seu programa de Coleta Seletiva Solidária. O programa, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Goiânia, tem como lemas responsabilidade ambiental e inclusão social, e pretende dar nova destinação aos materiais recicláveis. A cerimônia de lançamento será realizada às 8h30, no auditório da Biblioteca Central da UFG, e contará com as presenças do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, do presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Wagner Siqueira, e o Coordenador Geral do Programa Goiânia Coleta Seletiva, Jorge Moreira da Silva.

 

Programa

 

O intuito do programa de Coleta Seletiva Solidária da UFG é colocar em prática um novo modelo de gestão dos resíduos e integrar comunidades de catadores. A proposta do modelo altera o caminho e a utilização do que, normalmente, consideramos lixo. O conceito chave do projeto é “não misturar”.

 

No processo tradicional, garrafas plásticas, caixas de papelão, por exemplo, eram recolhidos pela Comurg e levados a aterros sanitários. Com a Coleta Seletiva Solidária, o lixo começará a ser separado já na UFG, por meio de lixeiras e contêineres de separação dos materiais disponíveis em todos os ambientes da universidade. O recolhimento do material será feito pela Comurg, e, por fim, a separação final dos materiais recicláveis é trabalho das cooperativas inseridas no programa Incubadora Social da UFG.

Fonte: Ascom/UFG