Seagro/Embrapa/UFG desenvolveram estudo para produção de arroz em terras altas.

    O Estado de Goiás é um dos maiores produtores e exportadores de arroz do país. O cereal integra a alimentação básica do brasileiro. Observando a grande demanda e eventuais dificuldades na produção dessa cultura, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram pesquisa para a produção de arroz apropriado para o cultivo em terras altas. Essa variedade do cereal, que é mais resistente perante as diferentes condições climáticas, também foi desenvolvida visando mais segurança para as lavouras da agricultura familiar.
    Reunião nessa quarta-feira,14, entre pesquisadores da Seagro, Embrapa e UFG, serviu para definir a data de lançamento do arroz para terras altas, marcada para a terceira semana de novembro. A partir dessa ocasião, será disponibilizada para a venda 32 toneladas em aproximadamente 1,1 mil sacas para os produtores rurais, cada saca com 30 quilos será vendida a R$ 45. Estima-se que esse montante seja responsável pelo cultivo de 68 hectares de arroz.
    O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, Leonardo Veloso, vislumbra boas oportunidades para os produtores rurais do Estado. "Com esse projeto certamente irá multiplicar o número de produtores de arroz para terras altas no âmbito da lavoura comunitária, da agricultura familiar e para os médios e grande produtores. Uma nova reunião está agendada para o dia 21, onde serão acertados os últimos detalhes do lançamento.

Informações no site www.seagro.go.gov.br ou no telefone (62) 3201-890.

 

Fonte: SEAGRO