Brucelose em leite não pasateurizado no México.
Está sendo investigado na cidade de Guanajuato no México, casos de Brucelose transmitido pelo consumo de leite não pasteurizado e queijo feito a apartir de leite não pasteurizado.
Foi relatado pela Autoridade Sanitária local, onde 28 casos foram investigados e 18 casos confirmados. No total são 136 casos já confirmados na cidade, seguida pe cidade de Romita com 110 casos registrados da doença.
A Brucelose é uma zoonose de distribuição mundial, constituindo sério problema de saúde pública. A doença pode ser transmitida pelo contato direto com animal ou por ingetão de carne, leite e derivados não pasteurizados, provenientes de animais infectados.
A forma de contágio indireta mais freqüente é a ingestão de alimentos contaminados provenientes de animais enfermos, sobretudo pelo consumo de leite cru e seus derivados, carnes com pouco cozimento, subprodutos de carne, chouriços, salames e enlatados preparados com carne de animais infectados.
A brucela morre rapidamente com antissépticos usuais e pela pasteurização. Pode permanecer viva no leite refrigerado contaminado por até 10 dias, no queijo Roquefort por 2 meses, na manteiga refrigerada por 4 meses.
Fonte: VISA/GO