JBS e Bertin anunciam formação de gigante de carne bovina
A JBS e a Bertin anunciaram nesta quarta-feira terem firmado um acordo de associação que reforça a posição da primeira como maior empresa de carne do mundo. A negociação tem como objetivo unir as operações das duas empresas e criará uma nova companhia que será controladora da Bertin e da JBS.
O anúncio foi feito no mesmo dia em que o JBS divulgou a compra da norte-americana do setor de frangos Pilgrim's Pride.
A Bertin, fundada há cerca de 30 anos, é também uma das maiores exportadoras de produtos de origem animal da América Latina, como carne bovina in natura e processada, lácteos e couros.
A empresa tem 38 unidades produtivas no Brasil e no exterior e emprega mais de 35 mil funcionários.
"Os acionistas controladores da JBS, J&F Participações e ZMF Fundo de Investimento em Participações concordaram em contribuir para uma sociedade holding a totalidade das ações que ambos detêm na JBS", afirmou o comunicado.
Por sua vez, os acionistas controladores da Bertin concordaram em contribuir para a nova holding com ações representativas de 73,1% do capital da empresa.
As partes informaram que estão analisando a melhor estrutura de integração das operações da Bertin e da JBS.
"Estima-se que os valores de capital próprio da Bertin e da JBS devem estar na proporção de aproximadamente 40-60%", informam as empresas
O Banco JP Morgan e o Santander Brasil atuaram como assessores financeiros exclusivos da JBS e da Bertin para a operação.
Fonte: Reuters