Alimentação fora do lar é mercado em ascensão

O orçamento que os brasileiros destinam às refeições fora do lar já chega a 25% do que é gasto com alimentação.

De 15 a 18 de junho, o mercado de alimentação fora do lar reuniu-se na feira mais importante do setor na América Latina, a Fispal Food Service. Realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, além de novidades e tendências apresentadas pela indústria, a feira também promoveu concursos e seminários. Ao todo, foram 62.300 mil visitantes do Brasil e do exterior, principalmente de países da América Latina. As projeções de negócios devem alcançar os R$ 3 bilhões nos próximos seis meses.
 
"A alimentação fora do lar é um mercado em ascensão. Prova disto foi a visitação intensa durante os quatro dias da feira e a satisfação de nossos expositores com os contatos e negócios fechados", comemora Marco Mastrandonakis, presidente da Brazil Trade Shows (BTS), promotora do evento. Para ele, a marca Fispal, que completa 25 anos em 2009, é um orgulho nacional. "Comemoramos este aniversário com a realização da Semana Internacional da Alimentação, na qual integramos a Fispal Food Service e a Fispal Tecnologia", completa.
 
Com 1.500 expositores de alimentos e equipamentos para cozinhas profissionais, a feira superou as expectativas. "Nos três primeiros dias vendemos cerca de R$ 3 milhões. Tivemos um aumento de 25% no número de contatos e prospects que passaram por nosso estande. O balanço geral foi ótimo", comenta Vinicius Brandão, vice-presidente da Refrimate, empresa do setor de refrigeração.
 
"Este ano a Fispal reuniu um público mais direcionado ao setor de food service. Como nossa fábrica fica no Rio de Janeiro, estar em São Paulo, que concentra os negócios do país, é essencial para a empresa", destaca Maria Elisa Bouzon, gerente de marketing da Croydon, fabricante de equipamentos para cozinha profissional.
 
Gigantes da indústria de alimentos também marcaram presença no evento. A Bertin, que acaba de anunciar fusão com a Marfrig, patrocinou a III Copa Brasileira de Pizzarias, evento organizado pela BTS, e apresentou o portfólio de produtos em seu estande. "A nossa participação está sendo essencial para posicionar a nova cara da empresa Bertin. A feira é muito importante, pois realmente representa bem este setor, que cresce todos os anos. É uma mostra de profissionalização", diz Marcos Scaldelai, diretor de marketing corporativo da companhia.
 
A Unilever Foodsolutions também aproveitou a ocasião para estreitar seus contatos.
"Nossa participação é sempre positiva porque a feira é uma maneira de manter contato com nossos clientes. Além disso, recebemos a visitação de muitos prospects, tanto de operadoras como de intermediários do food service", conta Ricardo Mota, gerente de vendas. A empresa também apoiou a Copa Brasileira de Pizzarias.
 
Mercado -- O orçamento que os brasileiros destinam às refeições fora do lar é cada vez maior. Hoje, este número já chega a 25% do que é gasto com alimentação. Até 2012, a expectativa é de que chegue a 30%, segundo o consultor em food service, Enzo Donna. "O almoço é o foco do mercado de alimentação fora do lar, mas em alguns anos, o café da manhã e o lanche da tarde também entrarão com força nesse setor", explica.
 
As recentes dificuldades de crédito no mercado financeiro também foi tema na coletiva de imprensa da feira. De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, não houve redução do consumo de café no Brasil. "Ao contrário, nos últimos 12 meses, houve crescimento de cerca de 3,5%".
 
Durante a Fispal Food Service, a Nestlé lançou a linha Nestlé Professional. A novidade é direcionada exclusivamente ao mercado de alimentação fora do lar e, na feira, o foco foram os alimentos típicos de festas de São João. A empresa patrocinou o espaço Padaria Portuguesa, que produziu mais de 21 mil unidades de doces e pães nos quatro dias de feira. Segundo o gerente de comunicação em food service, José Oswaldo Barbosa, a empresa também aproveitou a oportunidade para oferecer produtos paras as classes C e D. "O consumidor pode ter acesso a produtos de qualidade a um preço mais acessível", comenta.
 
Outra empresa preocupada com o custo para o consumidor final é a Tangará Foods, que levou para a feira soluções de leite em pó. "O Purelac é uma mistura que substitui o leite líquido ou em pó, seja ele integral ou desnatado, com a vantagem de ser mais barato e em embalagens menores", afirma Arlindo Jr., gerente de produto. Segundo Arlindo, a intenção é oferecer um produto com mais qualidade e redução de custo de até 50%.

Fonte: Alimento Seguro