COCA-COLA BRASIL INOVA COM EMBALAGEM MINITAMPA, QUE REDUZ O CONSUMO DE RESINA PET
A Coca-Cola Brasil traz uma inovação em embalagem para o mercado nacional de bebidas. Trata-se da tecnologia Minitampa, para garrafas PET, com altura da tampa e do bocal menor que a do padrão atual. A novidade contribui para a preservação do meio ambiente, por diminuir o consumo da resina derivada de petróleo. A projeção da Coca-Cola Brasil é de que, com a diminuição em 4 milímetros na altura das garrafas, a redução anual no consumo de PET corresponda, em 2012, ao equivalente em volume ao material necessário para produzir 120 milhões de embalagens de 2 litros.
A Coca-Cola Company participou efetivamente do desenvolvimento da tecnologia, em parceria com o International Society of Beverage Technologist (ISBT), e está adotando mundialmente o novo modelo de embalagem. O primeiro país a lançá-la foi a China. No Brasil, as embalagens serão lançadas em dezembro, inicialmente por dois dos fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil - Spaipa, na cidade de Marília (SP), e Guararapes, em Recife (PE) –, chegando nos meses seguintes aos demais estados, em datas distintas, de acordo com o planejamento de cada fabricante.
Para José Mauro de Moraes, diretor de Meio Ambiente da Coca-Cola Brasil, a iniciativa está alinhada à plataforma de sustentabilidade “Viva Positivamente”, que congrega todas as ações da Coca-Cola Brasil relacionadas ao tema. “O lançamento da garrafa com Minitampa materializa muito bem a essência da plataforma ‘Viva Positivamente’, que é a forma de a Coca-Cola Brasil ser, fazer e comunicar sustentabilidade. O novo formato de embalagem traz benefício para a sociedade ao demandar quantidade menor de matéria-prima, colaborando para a preservação do planeta para as gerações futuras. E essa operação responsável ainda tem como aspecto positivo a conseqüência natural de trazer economia financeira para a empresa, em um claro sinal de como as iniciativas de sustentabilidade podem ser viáveis do ponto-de-vista de negócio”, comenta.
O lançamento da garrafa com a Minitampa dá continuidade aos esforços da Coca-Cola Brasil para reduzir a demanda por resina PET. Em função dos investimentos em pesquisa, a Coca-Cola Brasil já conseguiu, nas últimas duas décadas, uma redução média de 17% no peso das embalagens PET. Assim, para cada 1 milhão de garrafas PET, deixa de consumir dez toneladas de resina, o que corresponde também a 75 toneladas de CO2 equivalente.
Além de buscar reduzir o consumo de resina de PET, a Coca-Cola Brasil também tem liderado esforços para o aumento da reciclagem de embalagens. Nessa área, a Coca-Cola Brasil atua de forma direta, com uma série de iniciativas que já contribuíram para que o índice de reciclagem de latas de alumínio se aproximasse de 100% e o de PET superasse 53%. Entre essas ações, destaca-se o programa Reciclou, Ganhou, desenvolvido desde 1996 pelos fabricantes do Sistema, junto com o Instituto Coca-Cola Brasil. O programa apóia 45 cooperativas e, desde seu surgimento, já reciclou 4 milhões de quilos de embalagens. Outra iniciativa é a parceria com o Wal-Mart, firmada em 2008, que prevê a instalação de estações coletoras de material reciclado em mais de 300 lojas da rede varejista, em todo o País, com participação das 45 cooperativas parceiras. A Coca-Cola Brasil também liderou o debate para autorizar a implementação no Brasil do sistema bottle-to-bottle, que permitirá a produção de novas embalagens a partir do uso de resina de PET reciclada. Atualmente, o processo encontra-se na fase de homologação de fornecedores por parte da Anvisa. A expectativa é de que, já no primeiro ano após sua aprovação, o índice de reciclagens de garrafas PET no Brasil cresça 10%, aproximando a indústria da meta aspiracional de 100%.
Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior, Del Valle e Minute Maid Mais, emprega diretamente mais de 34 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 310 mil empregos. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu quase R$ 4 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos e está presente em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas brasileiro – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha que mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.
Além de estar presente na vida de grande parte da população através de seus produtos, a Coca-Cola Brasil atua de forma responsável e ética, sempre buscando a sustentabilidade em seus negócios, que também beneficie a sociedade e preserve o meio ambiente. O Instituto Coca-Cola Brasil gerencia os programas educacionais e ambientais de perfil transformacional do Sistema Coca-Cola Brasil. Para saber mais, visite os sites www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa Coca-Cola Brasil