Nova Lei do Estágio provoca a dispensa de 60 mil estudantes

Já houve uma diminuição de 40% no número de vagas oferecidas em outubro, na comparação com setembro. Saiba mais

A implantação da nova Lei do Estágio (Lei 11.788/08), em vigor há um mês, já vem causando um grande impacto no número de estudantes contratados. Segundo pesquisa da Abres (Associação Brasileira de Estágios) houve a dispensa de 60 mil estudantes e uma diminuição de 40% no número de vagas oferecidas em outubro, na comparação com setembro. 

"O que deveria ser uma lei benéfica aos estagiários está dificultando a contratação de estudantes pelo pouco tempo oferecido às empresas para se adequarem às novas regras. Para não serem punidas pela fiscalização, elas estão simplesmente dispensando os estagiários", explica José Carlos Rodrigues, especialista em Recursos Humanos e sócio-diretor da System Plus, empresa especializada na execução de atividades burocráticas de RH. De acordo com Rodrigues, faltou informação do governo sobre as novas regras e tempo para os empregadores e as entidades se adequarem a elas. 

De acordo com dados da Abres, antes da nova lei, o Brasil tinha 1,1 milhão de estagiários, sendo 385 mil do ensino médio e 715 mil do superior. Levantamento parcial da entidade mostra que, hoje, os estagiários são 1,040 milhão e o número pode ser reduzido ainda mais

Fonte: VOCÊ S/A