Chocolate é opção de presente no Natal devido ao preço e variedade
A indústria do chocolate aposta no produto como alternativa de presente neste fim de ano. De acordo com o presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), Getúlio Ursulino Netto, o preço e a variedade devem atrair o consumidor que quer economizar. A Abicab estima que, em dezembro, as vendas de produtos de chocolate de uso continuado (barras, bombons e tabletes) alcancem 26,1 mil toneladas, o que representa um crescimento de cerca de 10% em comparação à média dos demais meses do ano e 5% acima que o mesmo período de 2007. Já as vendas de produtos sazonais, como os comercializados na Páscoa e no Natal, devem crescer 2,7% em relação ao ano passado.
De olho neste mercado, lojas especializadas como a Cacau Show e a Kopenhagen prepararam novidades que prometem agradar a todos os bolsos. Na Cacau Show, por exemplo, é possível encontrar trufas com recheio de panettone e champagne com cereja pelo preço de R$ 1,20. Já na Kopenhagen, há caixas com bombons selecionados que variam de R$
Na opinião de Lúcia, o movimento na loja está normal. “Até agora, não senti os efeitos da crise e espero que continue não afetando em nada”, declara. Segundo ela, o movimento de clientes deve aumentar no começo do mês de dezembro, por conta do recebimento do 13° salário. Para o vice-presidente da Abicab, Maurício Weiand, a perspectiva para este ano é que o mercado cresça aproximadamente 8%, apesar do aumento no preço do cacau. "Hoje podemos dizer que este produto fixou sua imagem e já caiu no gosto do público consumidor", opina.
Para Rosalva Weber, proprietária há 11 anos da loja Cia do Chocolate, de Gramado (RS), as vendas para esse ano devem permanecer iguais as do ano passado. “As datas comemorativas são sempre boas oportunidades para aumentar as vendas, mas se conseguirmos manter os índices de vendas equiparados ao de 2007 já vai ser muito bom”, avalia.
Rosalva diz que, por enquanto, a maioria das pessoas que entra na loja procura opções mais baratas e também presentes para amigo secreto. “Acredito que, próximo do fim de ano, haverá aumento nas vendas”. Ela destaca que a loja é movimentada porque oferece opções de diversos preços e ressalta que o chocolate é um presente que não tem erro. “É muito difícil alguém não gostar de chocolate”, enfatiza
Fonte: REVISTA DO EMPREENDEDOR-Segunda-Feira, 1 de Dezembro de 2008 16:03