Embalagem de canela impede deterioração de alimentos
A canela, aquele condimento adicionado a pães e outros itens de confeitaria, pode em breve se tornar um ingrediente do papel usado para embrulhar o pão como uma forma de evitar que ele embolore.
Além de seu aroma amadeirado e adocicado, a canela também é conhecida por sua capacidade de interromper a deterioração dos alimentos. O condimento era um dos ingredientes usados por embalsamadores do antigo Egito, que podiam não saber sobre micróbios, mas viam os resultados da canela.
Pesquisadores espanhóis aproveitaram essa propriedade para desenvolver uma embalagem anti-mofo. Na edição de 13 de agosto do Journal of Agricultural and Food Chemistry, eles relatam que mesmo em pães já embolorados, o papel de cera feito com 6% de óleo de canela inibiu o crescimento de bolor a uma taxa de 96%, prolongando o frescor do alimento por até 10 dias (papéis de cera comuns não detêm o bolor).
Cristina Nerin, integrante da equipe de pesquisadores da Universidade de Zaragoza, disse que um plástico contendo canela já foi desenvolvido e é usado comercialmente. O papel também pode ser útil para manter frescos frutas, vegetais e carnes. Os pesquisadores afirmaram que o papel de cera com canela é seguro e biodegradável.
Às vezes, o papel deixa um aroma de canela na comida. Acrescentar canela diretamente ao pão se mostrou menos eficiente para sua preservação, disse Nerin, já que os componentes protetores não são liberados uniformemente.
Fonte: Terra