
Hora da virada na educação?
O grupo PETEngali discutiu nesta última quinta (07/11) a reportagem da edição 1052 da revista Exame que fez uma abordagem sobre a educação pública do Brasil.
A reportagem em si explica que poucos países no mesmo estágio de desenvolvimento do Brasil têm muitas chances de melhorar a educação. O resultado disso se reflete na competitividade do país e na produtividade da mão de obra. Cada ano de estudo resulta em um avanço de 10% na produtividade do trabalhador. E também aumenta sua renda na mesma proporção.
Em uma das matérias da revista Exame discutida em nossa reunião, trata-se da diferença na educação que deve começar na escola . Com 120 bilhões de reais a mais dos royalts do pré-sal e 5 milhões de estudantes a menos devido o aumento da idade média nacional, o Brasil terá, nos próximos 10 anos uma oportunidade historica de tirar o atraso na educação básica.
Como redatora desta notícia, complemento que não basta apenas o governo brasileiro liberar verbas para investir na educação, é preciso mais treinamentos aos professores e encontrar uma forma que garante o aprendizado dos alunos, já que, segundo a reportagem, 60% dos professores que saem formados da universidade não estão completamente aptos a dar aulas.
A reunião de discussão baseou-se nos quatros pontos centrais que o Brasil precisa atacar para dar um salto na educação básica, o professor precisa ter valor, criar um padrão nacional de ensino, todos devem avançar juntos e passar o dia na escola aprendendo. Sendo que cada ponto foi discutido separadamente de modo a instigar a visão da educação básica dos petianos.
O grupo concordou sobre a necessidade de maior especialização dos profissionais da educação, houve a troca de experiência vividas pelos próprios petianos que estudaram em escolas públicas. Muitos discordaram com a desvalorização de tal profissão, mesmo porque os professores são os responsáveis pela formação de outros profissionais.
Já em relação a padronização do ensino, houve um censo comum para a criação de um curriculo nacional com conteúdo necessário para a formação de melhores cidadãos para o país e melhores profissionais para as empresas. Citou-se o acréscimo de matérias como foco em objetivos, organização do tempo e empreendedorismo.
Comentou-se sobre a necessidade de todos os alunos caminharem juntos, de forma que aja meios como aulas de reforço, acompanhamento individual e maior interação entre escola e família dos alunos com o objetivo de fazer com que todos os alunos se desenvolvam juntos.
Em seguida, todos ficaram de acordo com a implantação do tempo integral nas escolas, sendo que um período utilizado para aulas e outro para atividades extracurriculares, visto que os alunos teriam maior aproveitamento e rendimento nas escolas.
Finalmente, a utilização dos quatros pontos unidos juntamente com a melhoria da estrutura física das escolas públicas do Brasil fará com que a educação e o país se desenvolvam.