Mais de cem Estudantes de Engenharia de Alimentos participam da 2ª Mesa Redonda: "O PROFISSIONAL QUE A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS DESEJA?"
Na ultima quarta-feira, dia 23/10/2013, o Grupo PET-Engenharia de Alimentos, juntamente com a Escola de Agronomia, realizou a segunda Mesa Redonda "O PROFISSIONAL QUE A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS DESEJA". Os mais de cem alunos do Curso de Engenharia de Alimentos ouviram e debateram com os representantes das maiores empresas de Alimentos do Mundo - AMBEV, HEINZ, JBS-FRIBOI, UNILEVER - sobre o mercado de trabalho para Engenheiros de Alimentos. Além de Estudantes estiveram presentes professores do Curso de Engenharia de Alimentos e a Diretoria da Escola de Agronomia.
A mesa foi composta pela Sra. Cristiane França, coordenadora de Recursos Humanos (RH) da UNILEVER Brasill, Sra. Karlotta Xavier gerente de RH do GRUPO JBS- FRIBOI, Sr. Paulo de Tarço, gerente de RH da HEINZ Brasil e a Sra. Pryscilla Borges Miranda analista de gente e gestão da AMBEV de Brasília e Uberlândia.
Cada representante apresentou sua empresa e o que ela espera de um profissional de Engenharia de Alimentos
Na fala de cada uma das empresas percebeu-se um perfil do profissional em comum, que é: pessoas que busquem resustados, que se entrega ao trabalho, com muita garra, focada, com pé no chão, simples, que querem crescer, que tenha disponibilidade, paixão pelo que faz, disciplinada, responsável, competitiva, de atitude forte, que tenha comprometimento e fundamentalmente com uma base técnica/ teórica muito boa.
Vejam alguns comentários:
O professor Gabriel Castiglioni, professor do curso de Engenharia de Alimentos:“considero que a atividade foi uma ótima oportunidade para os alunos e professores que participaram. Vemos que o mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente, porém a base que deve compor qualquer pessoa é a mesma desde muitos séculos. Acho que o fato dos representantes das empresas estarem expondo isso, é uma maneira mais fácil dos alunos enxergarem tal importância, do que quando comparado aos professores em sala de aula. Com certeza vai ajudar muitos alunos que estavam presentes nesta atividade.”
A aluna Michelly Freitas de Moraes do curso de Engenharia de Alimentos: “Este tipo de evento é extremamente importante para estreitar a relação empresa-universidade, é o momento de mostrar quem somos e saber o que eles querem, é o momento de oportunidades. Além disso, ficou bem claro para todos que duas das características principais dentre os perfis procurados pelas grandes empresas são atitude e disposição.”
A aluna Carolina Dias (Engenharia de Alimentos): "A mesa redonda organizada pelo PET foi um dos eventos mais importantes para a minha carreira e acredito ter sido para diversos alunos. A qualidade do evento se deu não só pela organização do mesmo, mas principalmente pelo alto padrão das empresas presentes. No caso, grandes multinacionais, que estão inseridas também no mercado de Goiás, apresentaram o perfil do colaborador que estão buscando.
A exigência não foge do comum para quem almeja grandes vitórias profissionais. Pessoas dispostas, articuladas, com o desejo de agregar algo a si próprio e a empresa, pessoas que tenham uma visão ampla, que buscam experiências diferentes, desafios novos e principalmente pessoas que se sintam realizadas e fazem o que gostam.
Pessoalmente, a minha participação nos debates foi de grande importância, pois eu tive a oportunidade de questionar uma dúvida e mostrar o desejo de trabalhar na maior companhia de bebidas do mundo. A princípio isso acarretou no contato direto com uma das gestoras de RH da empresa.
Ainda que para todos essa oportunidade não ocorreu, o mais importante foi mostrar o que o mercado espera dos profissionais em geral e saber se o curso escolhido é realmente aquele que irá proporcionar tamanha felicidade ao longo da carreira de cada um."
A impressão geral dos participantes foi de que o evento foi muito importante para os futuros profissionais. Ao final das falas foi aberta a participação dos Estudantes que questionaram e tiraram dúvidas sobre o profissional que a indústria de alimentos deseja. Ao final foi servido um coffee break que serviu também como um momento de confraternização entre os participantes.
Nos próximos dias acontecerá a continuação da Atividade Estudo do Projetos Políticos Pedagógicos, esta atividade consiste em 5 etapas, sendo a próxima uma Mesa Redonda com Engenheiros de Alimentos que já atuam no mercado. Não fique de fora dessa e venha participar conosco e refletir sobre o Curso de Engenharia de Alimentos e o profissional formado nos momentos atuais!
Fonte: PET - Engenharia de Alimentos