
Pesquisa aponta influência da madeira de carvalho na produção de cerveja
A pesquisa feita na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) analisou que o processo de maturação da bebida em cubos de cerveja pode ser mais eficiente e mais barato do que o processo em barris.
Nesta terça-feira (22) foi divulgado um novo progresso na produção de cervejas com a implementação da madeira de carvalho. A pesquisa foi feita na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), e estudou a influência da maturação da cerveja em contato com a madeira de carvalho, concluindo que barris de carvalho imprimiram aromas de torrefação como café, chocolate, caramelo e pão torrado na bebida, possibilitaram uma armazenagem eficiente e melhoraram sensorialmente sua qualidade fisioquímica, além se serem uma alternativa mais acessível aos fabricantes de cerveja.
Com base na reportagem procurou-se a opinião de alunas do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás com o intuito de saber a concepção das mesmas diante essa inovação. As entrevistadas foram às alunas do terceiro e sexto período, Patrícia Araújo e Rayanne Marinho.
Perguntadas a respeito de que achavam do resultado da pesquisa realizada, do desenvolvimento de novas pesquisas com cervejas que vem trazendo grandes inovações para o mercado de bebidas, do crescimento da procura dos mais variados tipos de cervejas, Rayanne comentou que “A cerveja é uma bebida muito apreciada, apesar do seu gosto um pouco amargo os diferentes tipos de sabores existentes fazem com que os não consumidores acabem experimentando. Cada inovação realizada desperta curiosidade a mais pessoas tornando-se crescente esse mercado e o numero de apreciadores, e isso pode ser comprovado com o crescente número de quiosques que vendem cervejas de todos os tipos. Desse modo a utilização de agregados de aroma como o Carvalho, também faz com que desperte o interesse de outras pessoas pela bebida. Além de que o Carvalho fornece aroma e sabor bem distintos de outros tipos de madeira, e esses são dados devido ao contato direto com o carvalho, fornecendo características únicas e isso acaba agregando valor.”.
Já Patrícia afirmou que “As pesquisas no desenvolvimento de cerveja foram importantes para atrair outros tipos de consumidores. Hoje é perceptível que existem vários tipos de estabelecimentos de degustações de cervejas, algo que antes só víamos com vinhos. Além do mais que a cerveja permite que se aprimorem muitos sabores, aromas e cores, aumentando ainda mais a curiosidade do consumidor.”.
Para obter mais informações acerca do desenvolvimento e resultados da pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) clique aqui.