
PAS - Projeto de ação social
Confira a entrevista com o coordenador do projeto, o Prof. Dr. Gabriel Luis Castiglioni para conhecer melhor um dos projetos de extensão da UFG.
Sendo parte do projeto de extensão ''Orientação e implantação de tecnologias para a inclusão social e aumento da qualidade de vida de comunidades carentes'' vinculado a UFG, o PAS desde de 2010 vem desenvolvendo melhorias a comunidades carentes. E é com essa entrevista que conheceremos um pouco mais a seu respeito.
PETEngali: Professor Gabriel Luis, quando teve o início o Projeto de Ação Social (PAS)?
PROF.DR. Gabriel Luis: O projeto teve início desde que eu entrei na Universidade Federal de Goiás, em fevereiro de 2010, foi cadastrado em julho do mesmo ano e a pouco tempo o projeto foi renovado.
PETEngali: Quais são os objetivos do PAS?
PROF.DR. Gabriel Luis: Queremos alcançar dois objetivos com o projeto, que são: inclusão social em comunidades carentes, e contribuir na formação técnico cientifica e humana, não restringindo apenas a equipe de organização, mas também qualquer interessado.
PETEngali: Como funciona o projeto?
PROF.DR. Gabriel Luis: Atualmente, estou com um aluno bolsista (Gustavo), mas a ideia e trabalhar com parcerias, porque ainda não temos recursos próprios do projeto. Em nossa última ação, nós contamos com a colaboração de várias empresas para estarem ajudando uma comunidade carente de Hidrolândia. Funciona assim, nós vamos em uma localidade, onde tem uma série de lugares à disposição e decidimos como queremos fazer a ação, de acordo com a sua maior potencialidade, por exemplo, em nosso último caso, o que a localidade tinha de essencial era a parte de industrialização de alimentos nos produtos de origem vegetal e um pouco de origem animal. Lá verificamos também que havia carência na parte de saúde, tanto médica, quanto odontológica. E além dessas ajudas na saúde, também oferecemos assistência jurídica, ajuda na produção de geleias, doces, compotas, e projeto de defumadores, e por último um curso de informática e doamos dois computadores.
PETEngali: Quais foram os resultados do projeto?
PROF.DR. Gabriel Luis: O resultados são bem positivos, nosso projeto é bem independente, não tivemos a ação de nenhum outro projeto no início, mas mesmo assim seguimos. A primeira ação que fizemos, foi no Tocantins, do lado de uma comunidade Quilombola, chamada Campo Alegre, onde viviam praticamente da pesca e não tinham energia elétrica, como a vida de prateleira de pescados é baixa, nós demos a alternativa de defumadores, e assim fizemos um treinamento sobre essa alternativa. E nas ações seguintes conseguimos a parceria de outros projetos, agora contamos na Universidade com os curso de Engenharia de Alimentos e Engenharia Elétrica e estamos sempre avançando para não parar o trabalho.
PETEngali: Quais são as expectativas futuras para o projeto?
PROF.DR. Gabriel Luis: Bom, agora já temos uma palestra e um minicurso agendado aqui na Universidade, a palestra terá a temática relacionada a excelência profissional e será ministrada pelo professor Homero da Unb, e o minicurso voltado para automação industrial, ministrado por duas empresas da área de Goiânia. Daí, a partir do ano que vem faremos uma nova ação para uma nova comunidade, possivelmente em bairro carente de Anápolis.
Figura: Última ação do projeto na comunidade de Felicidade em Hidrolândia.
Source: PETENGALI