
PET realiza um Estudo de Caso na disciplina: Introdução a Engenharia de Alimentos
Leia sobre mais uma atividade que o PET realiza com os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos.
O grupo PET participou na última quinta-feira (20/06) da disciplina de Introdução a Engenharia de Alimentos, ministrada pela Profª Drª Miriam Fontes Araujo Silveira, com um estudo de caso, uma problemática a ser resolvida. Aproveitou a oportunidade de participação e levou até os alunos um questionário para avaliação da atividade receptiva aos calouros do curso conhecida como Recepção Calourosa, ocorrida no dia 25 de março.
No estudo de caso fosse exposto a situação de uma grande empresa que apresentava o lote (015/2013) de bolacha Cream Cracker que havia sido liberado e não atendia aos padrões estabelecidos. As bolachas apresentavam coloração escura e estavam queimadas por falhas na operação do forno. O lote 015/2013 contou com 10 mil pacotes de bolachas de 150g que estavam distribuídos em todo Brasil e o custo médio do transporte foi 18 mil reais. O tempo de validade é um ano e o tempo médio para distribuição era de 7 dias.
Para isso dividiu os alunos em grupos de 5 integrantes onde cada um escolhia uma função dentro da empresa tais como: supervisor do controle de qualidade, gerente de produção, diretor de marketing, diretor de finanças e gerente de estoque e logística onde o supervisor do controle de qualidade deveria explicar como esse lote foi liberado, quais os possíveis motivos para o erro; o gerente de produção o que já mudou de imediato; o diretor de marketing como procederia com uma a elaboração de uma propaganda informativa; o diretor de finanças analisaria como ficaria o balanço patrimonial da indústria depois do prejuízo; o gerente de estoque e logística explicaria a logística de controle do estoque e de recolhimento.
Os alunos tiveram um tempo de 20 minutos para se unirem e elaborarem um plano de solução do problema para depois aleatoriamente apresentar e explicar aos demais o quê eles propunham. Surgiram diversas soluções, varias idéias brilhantes. Todos os grupos foram ótimos em suas respostas e serão pontuados na disciplina.
A Figura abaixo mostra os grupos concentrados na soluçao do estudo de caso.
A participação do PET na disciplina foi de muita valia, pois podemos proporcionar aos alunos do primeiro período como pensar nas situações corriqueiras de uma indústria, podemos também, mostrar como é trabalhar em grupo e estimular a criatividade dos mesmos. Logo, a participação com o estudo de caso foi muito satisfatória.
Fonte: PET-ENGALI