PETENGALI dá início a atividades em Assentamentos Rurais
Grupo realizou visitas ao assentamento de Canudos, nas cidades de Palmeiras de Goiás e Campestre. A atividade incentiva e fortalece o processamento de alimentos nos assentamentos rurais do Estado de Goiás, fazendo com que os assentados comercializem mais produtos, com maior segurança alimentar.
No último sábado, 06 de abril, a bolsista do Grupo PET – Engenharia de Alimentos, Meike Barp, juntamente com participantes do projeto TRABALHADORAS RURAIS DE GOIÁS, coordenado pelo Prof. Wilson Mozena, realizaram visitas a duas áreas do Assentamento Rural de Canudos: uma em Palmeiras de Goiás e a outra em Campestre.
A atividade visa fortalecer as organizações produtivas dos assentados rurais de Goiás através da capacitação e assistência técnica.
Neste primeiro momento, as visitas tem o intuito de diagnosticar os problemas ocorridos no processamento de alimentos que são produzidos nestes locais. Em Palmeiras, a dificuldade está na apresentação dos produtos, como embalagem adequada. Já em Campestre a dificuldade é agregar valor ao que é produzido pelas famílias.
Será realizado um planejamento, com base teórica da Engenharia de Alimentos para solucionar a problemática apresentada pelos agricultores familiares.
Por fim a proposta de solução é levada ao assentamento de modo que ela seja de possível aplicação, tendo viabilidade econômica e prática naqueles locais.
A próxima visita está marcada para o mês de Maio.
Fonte: PETENGALI
Categorias: Atividades