
Aplicativo feito por empresa de SC permite rastrear origem de alimentos
Programa faz leitura de código e traz informações como fotos e produtor.
Tecnologia está disponível em seis redes de supermercados do Brasil.
Um aplicativo para celulares desenvolvido por uma empresa catarinense permite rastrear a origem de frutas e verduras nos supermercados. São fornecidas informações como fotos, nome do produtor e o caminho do alimento até chegar ao consumidor. A novidade pode ser encontrada em seis redes de supermercado no Brasil.
Para usar a tecnologia é preciso procurar pelo código conhecido como 2D ou o de barras. O aplicativo se conecta à internet para pegar as informações. De acordo com o diretor de operações da PariPassu, André Donadel, caso a pessoa não tenha um smartphone, pode anotar o código e digitar o número no site da empresa.
O diretor de operações explicou que o trabalho de rastreamento é feito com ajuda da Vigilância Sanitária e há reunião entre representantes de supermercados, da empresa e produtores de alimentos para explicar como funciona a tecnologia. "O programa abrange todos os fornecedores da cadeia de frutas, legumes e verduras. Todos eles estão lá desde que sejam homologados pelo processo", afirmou o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Neto.
Segundo o diretor de operações, há um plano junto à Associação Brasileira de Supermercados para expandir a disponibilidade da tecnologia para mais redes. Sete países que exportam para o Brasil, como o Uruguai, a China, a Espanha e os Estados Unidos, já usam a rastreabilidade desenvolvida pela empresa catarinense.