Câncer de mama

UFG e Instituto Avon anunciam construção de centro de detecção para câncer de mama em 23/01/2013.

Novo centro deve beneficiar até 90 mil mulheres em cinco anos .

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc/UFG), e o Instituto Avon, celebram, no dia 24 de janeiro, parceria entre as duas organizações para a construção de um avançado centro de detecção precoce de câncer de mama. O centro terá 1.089 metros quadrados e deve beneficiar 90 mil mulheres, em 5 anos, no estado. Na ocasião, o Instituto Avon, que celebra 10 anos de atividade, tornará oficial a doação de R$ 2,3 milhões para o projeto. O evento será às 11 horas, no Prédio da Reitoria.

O novo centro, com três andares, reunirá os vários serviços e exames relacionados à detecção precoce da doença, em ambiente confortável, e desempenhará função marcante na geração de dados epidemiológicos sobre a doença para subsidiar políticas públicas de prevenção. A instalação do centro também tem como foco instituir um programa de rastreamento mamográfico estruturado, que hoje não existe no estado. Em 2012, segundo o INCA, Goiás apresentou 42 novos diagnósticos da doença para cada 100 mil mulheres.

A cerimônia contará com a presença de David Legher, presidente da Avon Brasil; Edward Madureira Brasil, reitor da Universidade Federal de Goiás; Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon; Ruffo de Freitas Junior, coordenador do Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas/UFG; Luiza Brunet, embaixadora do Instituto Avon; e autoridades do governo municipal e estadual.