Probióticos

Pesquisa busca nova proteção para os probióticos

 

Cápsulas recobertas com proteína do soro do leite podem proteger lactobacilos da acidez do sistema digestivo, melhorando o aproveitamento por quem os ingere. 

 

 Lactobacilos são organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício ao sistema digestivo e imunológico. O problema é que esses organismos probióticos também são muito sensíveis à própria acidez do estômago.

Cientistas da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) têm investigado maneiras de proteger lactobacilos durante a digestão, permitindo que a utilização de suas propriedades benéficas possa ser facilitada.

Probióticos

 

Uma pesquisa recém-concluída na faculdade indicou que cápsulas de probióticos recobertas com proteína do soro resistem à passagem pelo sistema digestivo. A pesquisa investigou a microencapsulação da bactéria Lactobacillus acidophilus e sua aplicação na fabricação de alimentos probióticos.

“Realizamos a pesquisa em duas frentes: explorando características físico-químicas das microcápsulas e avaliando a aplicação delas na fabricação de iogurte e de queijo prato”, disse a professora Mirna Lúcia Gigante, coordenadora da pesquisa que contou com a colaboração de alunos e de Carlos Grosso, também docente na FEA-Unicamp. O trabalho teve apoio da Fapesp.

Na primeira parte do projeto, o grupo avaliou o processo de produção das microcápsulas com pectina recoberta com proteínas de soro, que ocorre por interação eletrostática. De acordo com Gigante, a adsorção – processo pelo qual moléculas são retidas na superfície de sólidos – da proteína na superfície da partícula foi maior quando a proteína do soro foi tratada termicamente.

Segundo a pesquisadora, quando expostas experimentalmente ao suco intestinal artificial, que simula o sistema digestivo na região do intestino humano, as partículas com proteína de soro se dissolveram mais facilmente do que as partículas só com pectina.

Fonte: Revista Exame