Composto Biodegradável

Eco-One Composto Biodegradável

A Tiv Plásticos está trazendo para o Brasil o Eco-One, uma nova tecnologia desassociada das antigas formulações existentes no mercado e descoberta pela Ecologic, que propicia a biodegradação dos plásticos. 

As montanhas de plásticos presentes nos aterros sanitários brasileiros, nas beiras de estradas e nos rios e lagos podem estar com os dias contados.

A Tiv Plásticos está trazendo para o Brasil o Eco-One, uma nova tecnologia desassociada das antigas formulações existentes no mercado e descoberta pela Ecologic, que propicia a biodegradação dos plásticos. 

Os produtos plásticos fabricados com adição do Eco-One biodegradam totalmente em menos de dez anos quando em contato com ambiente microbial anaeróbico (sem oxigenação), e em menos de 20 anos em ambiente microbial aeróbico (com oxigenação).

O Eco-One é formado por compostos orgânicos que, quando adicionados na cadeia do polímero do plástico, atraem micro-organismos, ao serem colocados em um ambiente microbiano ativo, como nos lixões e aterros sanitários, onde os fungos e bactérias formarão colônias de decomposição, promovendo a biodegradação deste material. Em pouco tempo esses plásticos se transformarão em húmus e CH4.

De acordo com as exigências do FDA (Food and Drug Administration) e com as listas positivas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o composto Eco-One já passou por inúmeros testes de ASTM D 5511 e ISO 15985, métodos de testes padrões para determinar a biodegradação anaeróbica.

O Eco-One pode ser adicionado na mistura das resinas plásticas no momento das suas extrusões ou injeções, devolvendo aos plásticos os nutrientes do petróleo retirados durante o processo de craqueamento, permitindo o trabalho de biodegradação das enzimas e bactérias.

Outra característica favorável do Eco-One é que ele não interfere nos processos de reciclagem, ao contrário das resinas PLA, cuja reciclagem é mais difícil, ou de produtos à base de amido, que não mantêm a condição física em processos de alta temperatura e umidade e cujo uso também exige alteração no processo de reaproveitamento dos materiais.

O composto Eco-One foi aprovado em testes laboratoriais para uso em produtos para indústria de alimentos, assim como PET (Polietileno Terephtalato); PE (Polietileno de baixa, média e alta densidade); e PP/BOPP (Polipropileno Cast ou Bio-orientado).

Fonte: http://www.embalagemetecnologia.com.br