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Comércio de orgânicos no Brasil tem potencial de expansão

Estima-se que 10% dos US$ 6,5 bi gerados por ano pelo mercado de produtos certificados no país seja de orgânicos

O comércio mundial de orgânicosmovimenta US$ 60 bilhões por anos, e representa cerca de 2% das vendas convencionais de alimentos, um indicador baixo, mas com grande potencial de crescimento. “Aeconomia verde ainda vai crescer muito no Brasil”, diz Ming Liu, Coordenador do Projeto Organics Brasil. Para ele, a inserção de itens orgânicos no plano nacional de alimentação escolar poderia dar um grande estímulo ao setor. Nos Estados Unidos o segmento já movimenta US$ 31 bilhões por ano e na Europa, cerca de US$ 28 bilhões. No Brasil estima-se que o mercado de produtoscertificados gere US$ 6,5 bilhões anualmente, 10% deste mercado se refere a comercialização de itens orgânicos. 

A agregação de valor à economia verde foi um dos temas discutidos durante a Conferência Green Rio, que aconteceu essa semana na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Rastreamento de produtos, comércio justo e indicação geográfica foram apontados como as técnicas mais usadas atualmente para valorizar os produtos sustentáveis. 

O Grupo Pão de Açúcar mantém 1300 produtos orgânicos cadastrados e certificados e oferece constantemente uma média de 750 itens, com grande participação do segmento de frutas, legumes e verduras (FLV). Em 2011 as lojas da rede mudaram a exposição dos orgânicos e criaram uma seção específica para este tipo de artigo, que através do código de barras pode ser rastreado desde a sua origem. “O grupo quer ser a melhor referência no comércio de orgânicos”, diz João Edson Gravata, Diretor Nacional do Grupo Pão de Açúcar. 

A MegaMatte – rede de lanches naturais – investiu no comércio justo, mas ainda encontra dificuldades para encontrar fornecedores orgânicos. “Tenho uma demanda de 80 toneladas de morango, mas não encontro produtores orgânicos“, comenta Fátima Rocha, presidente da MegaMatte, que tem 170 franqueados em cinco estados brasileiros. 

A indicação geográfica também foi apontada como uma técnica com grande potencial de crescimento e excelente oportunidade de negócios no Brasil, que conta atualmente com 24 produtos com indicação de origem ou geográfica. “Na França são 600, o que nos revela o enorme potencial que o Brasil tem pela frente”, diz Ming Lu, Coordenador do Projeto Organics Brasil.

Source: http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI310335-18095,00-COMERCIO+DE+ORGANICOS+NO+BRASIL+TEM+POTENCIAL+DE+EXPANSAO.html, acesso em: 16/07/2012