Dona das marcas Sadia e Perdigão vê aumento de vendas Indústria de alimentos já se adapta à mudança
Fabricantes ampliam oferta de pratos prontos e investem em marketing; supermercados agora têm seção de rotisserie
A mudança de hábito no consumo de arroz e feijão nas refeições no domicílio, provocada pelo aumento do emprego e da renda, fez soar o sinal de alerta para as indústrias de alimentos básicos e para o varejo. Os fabricantes trataram de ampliar a oferta de pratos prontos e de investir na propaganda de suas marcas consagradas. Os supermercados mudaram o formato das lojas e incluíram a seção de rotisserie.
Líder nacional no mercado de arroz, o Grupo Josapar, dono do arroz Tio João e do feijão Meu Biju, por exemplo, tem hoje 80% do seu faturamento proveniente de commodities agrícolas, isto é, do grão no estado mais básico, que deve ser preparado da forma tradicional. Os 20% restantes da receita da empresa resultam de produtos semiprontos.
"Nos próximos cinco anos, queremos aumentar em dez pontos porcentuais, de 20% para 30%, a participação nas vendas de produtos semiprontos e mais elaborados", afirma o diretor do grupo, Luís Augusto Krause.
O executivo confirma o recuo nas vendas dos grãos básicos e conta que a empresa, nos últimos quatro anos, investiu cerca de R$ 100 milhões em tecnologia. Isso resultou em duas linhas de produtos, uma de arroz pronto e outra de semipronto, cujas taxas de crescimento nas vendas nos últimos anos são o triplo das registradas nas commodities.
Hugo Fujisawa, diretor da Broto Legal Alimentos, conta que os volumes vendidos de arroz e feijão cresceram, nos últimos quatro anos, 60% e 40%, respectivamente. "O resultado é abaixo do esperado, se levarmos em conta o crescimento da população e da renda", pondera o executivo. Ele destaca que a empresa conseguiu ampliar as vendas, que foram puxadas pelos produtos premium, de maior valor.
Hábitos. "Mudou a forma de o brasileiro consumir os grãos", afirma o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi. Tanto é que, nos últimos tempos, a rotisserie tornou-se uma seção obrigatória dentro do supermercado, tanto nas novas lojas como naquelas que estão sendo reformadas. Ele observa que os supermercados mudaram a composição do sortimento de arroz e feijão, com ênfase nesses produtos prontos ou semiprontos. / M.C.
A Brasil Foods, gigante na produção de carnes e pratos congelados com as marcas Sadia e Perdigão, está se beneficiando da mudança na forma de o brasileiro fazer as refeições dentro de casa. "As pessoas estão com menos tempo para preparar o jantar e substituindo essa refeição pelo lanche. Cerca de 70% dos lares com filhos comem vendo TV ou conectados ao computador", diz o diretor, Eduardo Bernstein. Com essas mudanças, a empresa detém hoje 10,4% do mercado de congelados e 70% de sanduíches. No frango, as vendas crescem pelo menos 10% ao ano.
Source: Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,dona-das-marcas-sadia-e-perdigao-ve-aumento-de-vendas-industria-de-alimentos-ja-se-adapta-a-mudanca-,875362,0.htm, acessado 22/02/2012.