ep_ea3

Sala Interativa da Engenharia de Alimentos recebe inúmeros visitantes no Espaço das Profissões 2012

Sala interativa do curso de Engenharia de Alimentos chama a atenção dos visitantes da quarta edição do Espaço das Profissões.

A Universidade Federal de Goiás saiu da rotina de aulas e alunos universitários para abrir as portas para os estudantes da educação básica, no Espaço das Profissões. O evento, que já é realizado há quatro anos, tem o intuito de estabelecer uma relação de proximidade entre estudantes do ensino médio e a universidade e oferecer a oportunidade para estes estudantes conhecerem o câmpus e esclarecerem suas dúvidas sobre os cursos que a Universidade oferece, e auxiliar o estudante a traçar seu futuro a partir da escolha da profissão. O reitor Edward Madureira Brasil também explicou que um dos objetivos do Espaço das Profissões é apresentar a UFG para os alunos de escola pública e mostrar para esses alunos que a Universidade Federal de Goiás é acessível para todos.

ep_ea1

Estudantes do Curso de Engenharia de Alimentos

Os estudantes que visitaram o espaço interativo do curso de Engenharia de Alimentos tiveram a chance de aprender sobre a cadeia produtiva dos alimentos. Os monitores davam explicações sobre o tipo de matéria-prima utilizado na produção de um alimento de origem animal ou vegetal, a análise das propriedades funcionais de cada alimento, até sobre as embalagens que garantem um maior tempo de conservação do alimento. Além disso, explicações sobre o processo de fermentação pelo qual muitos alimentos passam para que possam ser consumidos, como, por exemplo, a cerveja e sobre a produção da cachaça.

Alguns estudantes da UFG participaram pela primeira vez do Espaço das Profissões como monitores. É o caso de Maicon Douglas Nascimento que está no primeiro período de Engenharia de Alimentos. Ele contou que para participar no evento teve de aprender muitas coisas que ainda não estudou no curso. Já Meike Barp, do terceiro período, conta que o Espaço das Profissões lhe ajudou a decidir o curso que faria quando ainda estudava no ensino médio e revela estar muito feliz com sua escolha por Engenharia de Alimentos. Ela reconhece que o evento também é uma oportunidade dos estudantes conhecerem o curso que é novo na universidade e que não é muito popular entre as demais engenharias. “Nós percebemos que os alunos das escolas vêm despreparados pois não conhecem o nosso curso. Aqui eles podem ver na prática o que fazemos desde o trabalho com o alimento como matéria-prima até chegar ao produto final”, explica Meike.

O Espaço das Profissões também é uma ótima ocasião para os estudantes e professores falarem sobre projetos de pesquisas desenvolvidos em suas unidades. Os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos explicaram para os visitantes sobre o projeto de pesquisa sobre microalgas, e sua importância para o estudo das propriedades funcionais desses alimentos.

 

Fonte: UFG